Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Último dia para responder a enquete!

Hoje encerra a primeira enquete do blog, na próxima semana darei algumas dicas de como praticar atividade física mesmo com pouco tempo disponível.
Aproveito para dizer que novas enquetes serão colocadas no blog para que os visitantes e seguidores possam participar :)
Bom final de semana

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O perigo da obesidade para as futuras mamães

Fonte - Yara Daros, psicóloga e criadora do método de emagrecimento Forma Leve
Site - guia do bebê uol

A gravidez é um momento delicado e requer cuidados especiais, principalmente quando o assunto é a alimentação que, nessa fase, tem relação direta com a saúde da mãe e a do bebê, tanto na vida intra-uterina como no futuro.
Segundo o RDI (Recommended Dietary Intakes), tabela com as recomendações universais sobre alimentação, gestantes a partir do terceiro mês de gravidez devem ingerir apenas 300 calorias a mais do que o normal, totalizando 2.800 calorias por dia. Considera-se que as gestantes de baixo peso ganham em torno de 15 kg; as de peso adequado, entre 10 a 12 kg; e as com sobrepeso ou obesas, entre 6kg e 7kg. Ganhar peso excessivamente no período gestacional ou iniciar esse período com sobrepeso ou obesidade são fatores de risco para complicações como diabetes, hipertensão e pré-eclâmpsia, principalmente no final da gestação.
A obesidade durante a gestação também está associada ao maior índice de mortalidade dos recém-nascidos, principalmente no período perinatal, além do nascimento de crianças com defeito no tubo neural, estrutura que dá origem ao cérebro e à medula.A média de peso dos bebês também é maior que o normal, o que pode provocar riscos obstétricos durante o parto, contribuindo para a maior taxa de cesáreas.
Veja abaixo algumas dicas para uma gravidez saudável:

Beba água constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia.

Consuma pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.

Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.

A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.

A amamentação é a grande fonte de perda de peso para a grávida. A mulher que amamenta perde de 400 a 500 calorias por dia. Isso equivale à quantidade de calorias perdidas em mais de uma hora de exercícios aeróbicos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Respondam a enquete....

No final desta página criei uma enquete, participem respondendo, só faltam dois dias para encerrá-la

Você sabia?

Você sabia que a queda é uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na Melhor Idade? E que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos.
Você sabia,também,que o exercício pode contribui na prevenção das quedas? Quando bem orientados,trabalham especificamente diferentes mecanismos,melhorando:

1- Os reflexos
2- A sinergia motora das reações posturais
3- A velocidade de andar
4- A flexibilidade
5- A mobilidade
Além de contribuir para:
1- O fortalecimento dos músculos de pernas e costas
2 - A manutenção do peso corporal
3 - A redução do risco de doenças cardiovasculares
Desta forma, é de suma importância que os indivíduos que fazem parte deste grupo busquem hábitos de vida saudáveis. Praticar algum tipo de atividade física é um deles, pois através deste hábito é possível usufruir de sua liberdade com mais independência.
Dê o primeiro passo e desfrute destes benefícios!

As cãibras na gestação são muito freqüentes e, apesar do incômodo que provocam, na maioria das vezes não são motivos de preocupação

www.semprematerna.uol.com.br
Fonte - Redação Sempre Materna
Publicado em: 01/02/2010

Que grávida nunca acordou no meio da noite com uma cãibra na perna daquelas que dá vontade de sair pulando pelo quarto? Depois acordou o marido e pediu para ele dar aquela esticadinha no pé para aliviar? Pois bem, não se sabe ao certo por que razão, mas as cãibras na gestação são muito comuns, principalmente no segundo e terceiro trimestres, e geralmente ocorrem nas pernas, pés e costas.

“As cãibras são contrações involuntárias que ocorrem em um músculo (ou em um grupo de músculos), causando dores e muito desconforto. A sensação é a de que o músculo está sendo esticado”, afirma a ginecologista e obstetra Cassiana Giribela. O seu aparecimento é resultado mais comumente da pressão do bebê sobre o sistema circulatório da mãe, mas também pode ser provocado em razão da carência de alguns minerais (como cálcio e potássio), da falta de exercícios físicos regulares, do excesso de peso, de uma dieta sem sal, entre outros fatores.

“Quando a gestante tem muitas cãibras, a primeira coisa a fazer é descartar os chamados distúrbios hidro-eletrolíticos, relacionados a alterações no sódio, potássio e cálcio”, explica a médica. As principais causas desses distúrbios são vômitos e desidratação. “Se a gestante apresentar vômitos de difícil controle deve procurar imediatamente assistência médica para evitar a desidratação e os distúrbios hidro-eletrolíticos, que podem piorar o quadro das cãibras e ainda trazer prejuízos à gestação, como trabalho de parto prematuro.” Mesmo nas gestantes com cãibras que não tenham nenhum distúrbio subjacente, a hidratação na gestação é fundamental. “Além disso, a dieta balanceada, com alimentos ricos em potássio, como a banana e o tomate, e em cálcio, como o leite e derivados, não podem faltar na alimentação”, aconselha dra. Cassiana. A prática de uma atividade física aeróbica leve, como a caminhada seguida de alongamento, também traz grandes benefícios e diminui a freqüência das cãibras.

Dicas para prevenir e aliviar as cãibras:
1 - Coma algum alimento salgado antes de dormir;

2 - Alongue os músculos sempre que possível, principalmente a região das panturrilhas;

3 - Evite sentar com as pernas cruzadas. Se o trabalho exige que a gestante fique sentada o dia todo, o ideal é que ela levante de tempos em tempos para andar um pouquinho.

4 - Atenção com a postura: o ideal é manter as costas eretas e, quando a gestante estiver sentada, deve apoiar os pés no chão.

5 - Massagens e exercícios de alongamento aliviam as dores e os desconfortos causados pelas cãibras. Mas é importante massagear a musculatura suavemente, sem esfregar.

6 - Durmir com os pés ligeiramente elevados (com o auxílio de um travesseiro) facilita a circulação sanguínea e também é uma boa medida para evitar as cãibras.

7 - Fuja dos sapatos com salto alto, dê preferência a calçados confortáveis.

8 - Ao sentir cãibra na panturrilha, estenda a perna e flexione o tornozelo e os dedos dos pés para cima. A manobra logo alivia a dor. Ficar de pé sobre uma superfície fria às vezes também ajuda. Se tais manobras resolverem, a massagem ou a aplicação de calor no local serve para completar o alívio. Se a dor persistir, consulte um médico, pois há uma pequena possibilidade de aparecimento de um coágulo de sangue em uma veia, característica da tromboflebite, uma doença importante, apesar de rara, que necessita de tratamento urgente.