Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

É preciso saber nadar para praticar aulas de hidroginástica?

Partindo do princípio que habilidades físicas são adquiridas, e que quanto maior forem as vivências motoras desde criança até a fase adulta, melhor será a consciência corporal do indivíduo. Considero que embora não seja fundamental saber nadar para frequentar aulas de hidroginástica,ter noções básicas de flutuação, equilíbrio e controle respiratório auxiliam muito o aluno na execução dos exercícios, na segurança e soltura do corpo dentro da piscina.
Como nas aulas de hidroginástica o aluno fica o tempo todo com a cabeça fora da água e na posição vertical, muitos acreditam que não seja necessário saber nadar, porém muitos exercícios são realizados em suspensão, com saltos e até mesmo na posição horizontal,o que exige do aluno uma certa habilidade e segurança para executá-lo.
As primeiras aulas geralmente serão mais simples e adaptadas muitas vezes para a condição física do aluno iniciante, porém nos casos de pessoas com indicação para hidroginástica que tenham medo ou insegurança de ficar dentro da piscina minha orientação é:
Que o aluno inicie fazendo aulas de natação para aprender as noções básicas da modalidade e depois já estando adaptado em meio líquido, comece a praticar a hidroginástica, pois o aproveitamento será muito melhor e os resultados também.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Osteoporose e Hidroginástica, é possível diminuir a perda óssea praticando esta atividade?

Nenhum estudo chegou ainda a conclusão de qual é a melhor atividade física para estimular a osteogênese, nem a frequência e intensidade que seriam mais indicadas, porém o que já é possivel constatar é que para que haja um aumento significativo da densidade mineral osséa é preciso que a atividade escolhida proporcione estresse mecânico,contração muscular e que utilize da ação da gravidade.
Esses fatores geraram por um tempo uma certa dúvida sobre os efeitos da hidroginástica na redução e prevenção da osteoporose ou da osteopenia, porém alguns estudos vêm mostrando que mesmo dentro da água onde a ação da gravidade diminue, é possível sim gerar impacto, mesmo que este seja atenuado. Além disso,a hidroginástica, através de exercícios específicos, melhora a força e resistência muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e o condicionamento cardiovascular contribuindo muito na redução da perda óssea.
É importante lembrar que a musculatura é responsável pelo suporte ao esqueleto e que portanto, quando melhoramos a condição física como um todo, damos mais apoio às articulações, gerando mais pressão nas estruturas ósseas.
Minha recomendação seria complementar as aulas de hidroginástica com caminhadas ou musculação, pois assim os efeitos serão mais evidentes e os benefícios também!
Lembre-se, precisamos de um corpo saudável e forte para desempenharmos bem as tarefas do dia-a-dia além das atividades profissionais e de lazer!

Benefícios é o que não faltam para as futuras mamães que praticam hidroginástica!

Por que fazer atividade física em meio líquido faz tão bem para as futuras mamães?
Porque dentro da água :
* seu peso corporal fica reduzido, o que diminue a sobrecarga e a tensão sobre as articulações e vértebras;
* o risco de lesões e impacto fica reduzido devido esta redução no peso corporal;
* a pressão natural da água proporciona um massageamento em todo corpo o que relaxa e ao mesmo tempo ativa a circulação,melhorando o retorno venoso, o que diminui os edemas,câimbras,dores e problemas de varizes nas pernas;
* os exercícios são elaborados para melhorar a postura,diminuindo os desconfortos físicos e dores musculares na região cervical e lombar;
* os exercícios devido a resistência ficam mais intensos, o que aumenta a força e a resistência muscular;
* conseguimos aumentar a amplitude dos movimentos, o que permite melhorar aspectos como flexibilidade e mobilidade articular;
* os exercícios melhoram também o condicionamento físico,aumentando a capacidade aeróbia, o que ajuda na manutenção do peso corporal ideal a cada trimestre da gestação;
* o contato com outras mamães proporciona a troca de informações e vivências, diminuindo a ansiedade e aumentando a auto-estima;
* melhoramos nossa capacidade respiratória pelo simples fato de estarmos com o tronco submerso e que por isso exercícios específicos evidenciam ainda mais esta melhora;
* conquistamos a condição física ideal para diminuir significativamente os desconfortos do trabalho de parto e também na recuperação após o parto;
Você precisa de mais?
O que está esperando para começar?
Converse com seu obstetra e após o 1º trimestre procure uma academia que ofereça uma aula específica para gestante,tenho certeza que não irá se arrepender!

Uma aula especial

No dia 19/02 programei uma aula especial com as gestantes onde contamos com a participação dos respectivos maridos. O objetivo era proporcionar um contato maior do casal neste momento tão importante e de permitir que eles (os maridos) pudessem vivenciar um pouco do que as futuras mamães fazem dentro da pisicna.