Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

terça-feira, 6 de abril de 2010

..... mais um reforço semanal nas dicas sobre alimentação,abaixo segue mais uma sequência de perguntas e respostas retiradas do site Minha Vida!

21- Não cumprir a recomendação de beber dois litros de água por dia pode ser prejudicial à saúde? De que forma? Fique atento às suas poucas goladas, porque a resposta é sim, segundo a nutricionista Alyne Alves Figueiredo. Dois litros são a quantidade suficiente para garantir o balanço hídrico, ou seja, que a quantidade de água ingerida esteja na mesma proporção que a perda diária. O organismo perde cerca de dois litros e meio de água por dia, através da urina, das fezes, da pele e dos pulmões. Caso você consuma menos do que isso, pode ocorrer uma desidratação , alerta Alyne. Os sintomas da desidratação são indisposição, perda de coordenação, náuseas, câimbras e distúrbios intestinais, como flatulência e diarréia.

22- Os queijos amarelos são sempre mais gordos que os brancos?
Fique atento à pegadinha, já que a cor nem sempre é uma boa referência de quantidade de gordura. De acordo com a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, os queijos amarelos apresentam, em geral, mais calorias que alguns queijos brancos. Porém, nem todo queijo branco é sinônimo de pouca gordura e baixo valor calórico. Os queijos cottage, ricota e minas estão entre os menos calóricos. Por outro lado, queijos brancos como a mussarela de búfala, queijo brie, coalho e gorgonzola apresentam em elevada quantidade de calorias e gorduras , exemplifica a especialista. Para não errar, a dica é sempre comparar os rótulos com as informações nutricionais dos queijos.

23- Sal de potássio é melhor do que o de sódio?
O sal de potássio, também conhecido como sal light, é indicado para as pessoas com hipertensão. O sódio faz com que haja uma maior retenção de líquido no organismo aumentando a pressão arterial. E, por isso, a alternativa é substituir o sal comum, com sódio, pelo sal com potássio. É importante lembrar que o sódio está também presente nos alimentos industrializados como embutidos, salgadinhos e enlatados. "Por isso, além de substituir o sal das preparações é necessário controlar esses alimentos industrializados", diz Roberta. Se você é obeso ou hipertenso, prefira o sal light. "Mas quem não tem hipertensão está dispensado da substituição, basta maneirar no uso do sal comum", aconselha a especialista.

24- Beber durante as refeições prejudica a digestão?
Depende. O líquido durante a refeição é bem-vindo, desde que em pequena quantidade, ou seja, um copo pequeno de 200 mL. "Nesse caso, a bebida irá ajudar a umedecer os alimentos auxiliando a digestão", explica a nutricionista. "Quando a ingestão é maior, ocorre o inverso. Há a diluição do suco gástrico que irá prejudicar o processo de digestão".

25- Cortar os carboidratos do prato é a melhor alternativa para quem quer emagrecer?
Nada disso. É incorreto fazer uma alimentação com zero de carboidratos ou que prive qualquer outro tipo de nutriente. A alimentação do brasileiro é rica em alimentos que contêm esse nutriente. Portanto, a aderência a uma alimentação com baixa quantidade de carboidratos poderá ter um grau de dificuldade maior, prejudicando o objetivo em atingir o peso desejado , justifica Roberta.

26- Qual a diferença entre diet e light?
O termo diet é aplicado em alimentos que restringem determinados nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, sódio. Para serem considerados diet, os alimentos não podem apresentar mais de 0,5 g do nutriente por 100 g do alimento. Outra versão de alimentos diet são aqueles sem adição nenhuma de determinado nutriente. Ou ainda, produtos voltados para grupos populacionais específicos, como gestantes, lactantes e crianças. Já a expressão light é usada quando há uma restrição mínima de 25% das calorias ou de nutrientes, se comparados com a versão tradicional do alimento.

27- Existem alimentos que aceleram o emagrecimento?
Sim. Uma boa opção para queimar as gordurinhas em excesso mais rapidamente são os chamados alimentos termogênicos. A nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori explica que os termogênicos apresentam um efeito térmico capaz de induzir o corpo a consumir mais energia. Na lista desses alimentos poderosos, encontram-se gengibre, chá verde, pimenta, couve, brócolis, laranja e kiwi. Mas vale lembrar que somente a ingestão desses alimentos não é garantia de perda de peso. Quem precisa emagrecer tem de modificar alguns hábitos alimentares para que haja a diminuição da ingestão calórica e, assim, o emagrecimento , diz a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella.

28- Por que as fibras são sempre recomendadas para quem faz dieta?
Porque elas são armas poderosas para matar a fome, já que promovem uma rápida sensação de saciedade e, de quebra, ajudam na eliminação de toxinas. Por não serem absorvidas pelo organismo, aumentam o volume das fezes e facilitam sua eliminação, tornando-se uma boa pedida para regular o funcionamento do intestino. Para aproveitar todos estes benefícios, a recomendação para pessoas adultas varia entre 20 e 30 gramas diárias.

29- Fazer apenas três refeições por dia dificulta a eliminação dos quilinhos extras?
Ao se alimentar apenas três vezes ao dia, o intervalo entre as refeições fica muito extenso. E o jejum prolongado não é aconselhável por vários motivos, esteja você de dieta ou não , responde a nutricionista Alyne Alves Figueiredo. Ela ressalta que, para manter as funções metabólicas, o organismo precisa de nutrientes em pequenos intervalos. Isso resulta em, no mínimo, cinco refeições diárias: café-da-manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. Evitar o jejum também ajuda a sumir com as gordurinhas a mais, já que pequenas refeições ao longo do dia fazem com que a fome não se acumule.

30- Existe algum truque para queimar calorias mais rapidamente?
Sim, e é bem simples: basta escolher seu exercício favorito e começar a suar a camisa para queimar muitas calorias. Além de ficar em forma, você ainda beneficia sua saúde. E não precisa se tornar um atleta profissional para desfrutar as vantagens das atividades físicas. Praticar qualquer exercício por, pelo menos, três vezes semanais é o bastante para detonar calorias.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Interessante...

Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das
Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de
Medicina, lanço a pergunta:

-Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?

Alguns arriscam: "Tumor na cabeça".

Eu digo: "Não". Outros apostam: "Mal de Alzheimer".

Respondo, novamente: "Não".

A cada negativa a turma espanta-se.

E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:

- diabetes descontrolado;

- infecção urinária;

- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos
ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é.

Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.

Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.

A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar
confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos
batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até
morte.

Insisto: não é brincadeira.

Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água .

Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.

Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.

Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade
de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não
funcionam muito bem.

Conclusão:

Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva
hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das
reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas.

O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos.
Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite.
Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi,
laranja e tangerina, também funcionam.

O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro.

Lembrem-se disso!

Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente
líquidos aos idosos.

Ao mesmo tempo, fiquem atentos.

Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro,
ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção.

É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação.

"Líquido neles e rápido para um serviço médico".