Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Recomendação as futuras mamães!!!

Visite o site www.mmcare.com.br e conheça o trabalho que a fisioterapêuta Andréa Diniz faz voltado para as futuras mamães!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Atividade Física e Gestação (cuidados)

Fonte - Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Atividade física na gravidez: Sinais de perigo



A atividade física moderada durante a gravidez ajuda a manter os músculos fortes e flexíveis, algo que é de grande valia na hora do parto. Os exercícios são bons também para relaxar, diminuir os desconfortos da gestação -- como a dor nas costas, a prisão de ventre e a retenção de líquido -- e facilitar a volta do corpo ao normal depois do nascimento do bebê.

Porém, tenha em mente que, com a gravidez, você passa por uma série de mudanças, o centro de gravidade do seu corpo se altera e o cansaço aparece bem mais rápido. Assim sendo, exercite-se com cuidado e, acima de tudo, preste muita atenção ao que seu corpo lhe diz. Ele indicará quando você tiver ido longe demais e puder estar correndo riscos.

Caso tenha qualquer dos sintomas descritos abaixo, procure um médico imediatamente.

Os itens assinalados com (*) são mais graves e indicam que o melhor é se encaminhar diretamente para um pronto-socorro ou atendimento de emergência.

• Sangramento vaginal (*)

Embora algumas mulheres tenham leves sangramentos (também conhecidos como spotting ou sangramento de escape) ao longo da gestação, o sangue não deixa de ser motivo de preocupação. No começo da gravidez, pode indicar um aborto espontâneo, e no segundo e terceiro trimestres, trabalho de parto prematuro, placenta prévia ou descolamento de placenta -- todas condições que exigem atenção médica sem demora.

• Visão embaçada (*)

Se sua visão começar a ficar embaçada no meio de algum exercício, isso pode ser sinal de uma desidratação, que provoca uma diminuição abrupta da pressão arterial. Com isso, o fluxo sanguíneo para os órgãos vitais do feto pode ficar comprometido. Problemas na visão muitas vezes também indicam pré-eclâmpsia, um quadro caracterizado por pressão elevada, retenção de líquidos e presença de proteína na urina. A pré-eclâmpsia pode restringir drasticamente a quantidade de sangue que vai para a placenta e ser extremamente perigosa, tanto para o bebê quanto para a mãe.

• Náusea

Ao se exercitar além da conta, seu corpo pode ter produzido um excesso de ácido lático, uma substância proveniente do metabolismo dos músculos, que se acumula no estômago e provoca o mal-estar.

• Tontura

Tontura constante ou tontura acompanhada de perturbações na visão, dores de cabeça ou palpitações pode ser sintoma de uma anemia grave ou de alguma outra doença séria que pode afetar a gestação.

• Desmaio (*)

Seja no meio de uma aula de pilates ou em qualquer outro ambiente, um desmaio na gravidez é motivo de preocupação e exige uma visita ao médico. Pode ser simplesmente devido a uma desidratação, mas pode também ser por causa de problemas circulatórios significativos. Talvez seu cérebro não esteja recebendo oxigênio em quantidade suficiente, e a mesma coisa pode prejudicar o bebê.

• Falta de ar

Se, enquanto você estiver se exercitando, não conversar ou se suar demasiadamente, é bem provável que esteja exagerando. É claro que a atividade física limita um pouco o quanto se pode falar, mas não é para ficar completamente sem fôlego.

• Palpitações

Caso sinta qualquer sensação estranha no peito, diminua o ritmo dos exercícios ou pare de vez. A orientação padrão é que a frequência cardíaca das grávidas não ultrapasse os 140 batimentos por minuto, mas verifique com o seu obstetra se ele tem alguma recomendação mais específica para você.

• Aumento do inchaço nas mãos, pés e tornozelos

Pés e mãos podem acabar inchando um pouco depois de alguma atividade física, mas, se o inchaço for maior do que o de costume, pode ser sinal de pré-eclâmpsia.

• Dor aguda no peito ou no abdome (*)

Às vezes são só os músculos, mas esse tipo de dor pode ser também por causa de contrações. Nesses casos, os médicos encaminham as pacientes para um hospital, onde um monitor fetal indicará se se trata ou não de trabalho de parto.

• Mudança repentina na temperatura do corpo

Se suas mãos ficarem repentinamente pegajosas, se tiver calafrios ou ondas de calor, ouça o recado do seu corpo: ele está tendo dificuldade para regular a temperatura interna ou, em outras palavras, você está com febre. Isso pode ser perigoso para o feto, cuja temperatura pode subir junto com a sua.

Outro problema é que, à medida que você esquenta, o sangue que iria para o útero é desviado para a pele para tentar diminuir a temperatura do corpo, o que, em tese, reduz o fluxo de oxigênio para o bebê.

Portanto observe qualquer sintoma diferente ao prática uma atividade física durante este período, afinal fazer atividade física trará muitos benefícios a futura mamãe, porém desde que seja orientada por um profissional especializado!!!!