Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Câimbra, conheça as causas e os alimentos que ajudam a evitá-las

Fonte - site Portal da Educação Física
Por Maurício Belfante

Muito bem conhecida pelos atletas, a câimbra é uma sensação inconfundível.

“A câimbra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos câimbra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor água e sais minerais, como potássio e sódio, nesta região”, explica Raul Santos de Oliveira, médico do esporte.

Além disso, outros motivos podem causar o famoso desconforto, como exercício extenuante e uso de determinados medicamentos, por exemplo, os diuréticos, hipotensores e broncodilatadores, que fazem o corpo perder uma quantidade significativa de minerais.

Dieta alimentar correta!

A ausência de alguns sais minerais podem ser um dos principais causadores da câimbra, já que o corpo necessita de cálcio, sódio, potássio e até de vitaminas do complexo B, nutrientes perdidos durante a prática de exercícios físicos.

Sendo assim, alguns alimentos são imprescindíveis em uma dieta alimentar para diminuir a presença desta dor em treinamentos e competições. “Para acabar com esse problema, é necessário ingerir mais alimentos que contenham nutrientes essenciais para corrida, porém, também é recomendada uma avaliação dietética para saber qual nutriente esta carente na alimentação”, afirma Maria Gabriela Goulart, nutricionista.

Contudo, há outros causadores das cãimbras. A falta de hidratação é um dos principais motivos desse problema, exigindo mais água no organismo. “A água é de extrema importância para agir contra as câimbra, já que altera a diluição sanguínea e interfere diretamente no desequilíbrio hidroeletrolítico”, explica Maria Gabriela.

Porém, se câimbra ainda aparecer durante suas passadas, Santos explica o que deve ser feito neste momento de dor. “A melhor forma amenizar o problema seria alongar a área na hora da contração. Esta prática estimula a circulação local e promove a irrigação dos vasos e por consequência a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor em poucos segundos”, sugere.

Massagear a área, esfregando o músculo afetado também pode ser uma boa opção. O descanso é importante na recuperação da dor, por isso, quando sentir a cãimbra, é importante que o atleta não force os músculos, reponha os nutrientes perdidos e relaxe.

Confira a lista de alimentos indispensáveis para prevenir e agir contra a câimbra:

:: Abacate

:: Agrião

:: Água de coco

:: Alho

:: Ameixa seca

:: Banana

:: Beterraba

:: Brócolis

:: Carne vermelha

:: Couve

:: Espinafre

:: Farelo de aveia

:: Farelo de trigo

:: Feijão de soja

:: Feijão preto e branco

:: Frutos do mar (ostra, mexilhão, polvo)

:: Frutos oleaginosos (amêndoa, amendoim, nozes, avelã, pistache, castanha de caju, castanha do Pará)

:: Grão de bico

:: Melancia

:: Melão

:: Pinhão

:: Quiabo

:: Salmão

:: Semente de abóbora

:: Suco de laranja

:: Tomate

:: Truta

:: Tubérculos (batatas inglesa e doce, aipim ou mandioca, batata cará, inhame)