Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL


Meu desejo neste Natal é que cada um de vocês aproveitem intensamente a oportunidade de viver esta existência da melhor maneira possível e que este ano que termina tenha trazido à vocês aprendizado para continuar persistindo, fé para amenizar as dores dos momentos difíceis e muito amor para continuarem acreditando na prática do bem sempre!!!!
Bjinhos para todos os meus amigos e amigas de perto e de longe, que tenho muito contato e os que tenho pouco, os que fazem parte da minha vida e os que já fizeram.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Gravidez, parto muitas mudanças..... e o período Pós Parto????

Fonte- Site da Revista Sempre Materna (uol)
Por: Sacha Silveira e Redação Sempre Materna
Publicado em: 14/11/2011               


Entenda mais sobre esta fase cheia de mudanças importantes na vida da recente mamãe!!!

O puerpério, como é chamado o período posterior a parição, vai do nascimento do bebê até 42° dia após o parto. Popularmente conhecido como "quarentena", esta é uma fase de mudanças radicais no corpo da mulher, já que todos os órgãos, principalmente os genitais, se recuperam das alterações que tiveram durante a gestação e o parto.
As transformações psicológicas também são intensas. Segundo o obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, “o medo, a ansiedade, a insegurança de cuidar do bebê, além da reviravolta hormonal, podem deixar a mulher mais irritada e confusa. Por isso, o apoio e compreensão do papai nesse momento são fundamentais”, explica.
Após o período gestacional, a mamãe precisa observar o sangramento vaginal, a situação das mamas, a contração do útero. E, o mais importante: ir a todos os retornos médicos solicitados. Alguns problemas que surgiram durante a gestação, como hemorróidas, varizes e azia, tendem a desaparecer, mas procure seu médico para saber os cuidados necessários.

Veja a seguir algumas dicas do obstetra Domingos Mantelli Borges Filho para a nova fase da mamãe:

Sangramento vaginal
Inicialmente vermelho vivo, torna-se gradativamente mais claro até ficar transparente. Desaparece entre quatro e seis semanas. A menstruação normal tende a recomeçar até 60 dias após o parto, em alguns casos demora um pouco mais devido à amamentação.

Amamentação
Esse é um momento muito importante para o desenvolvimento do pequeno. O médico pode ajudá-la com dicas de como amamentar corretamente e sem dor. Ajuda bastante apoiar um travesseiro embaixo do bebê. Procure ficar com a postura ereta para não ter dores na coluna.
Na fase de amamentação, as mamães devem evitar tomar medicamentos, principalmente sem orientação médica, pois existem substâncias que passam para o leite e podem prejudicar o bebê. Se for necessário tomar remédios, peça orientação profissional.

Contrações uterinas
As contrações do útero são decorrentes da volta do órgão ao tamanho normal. Durante a amamentação, podem ficar mais elevadas, pois são provocadas pela estimulação dos mamilos que promove a liberação de ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite.

Queda de cabelo
Pode ocorrer de três à seis meses após o parto. O uso de tinturas durante a gravidez contribui para agravar a queda. É indicado usar xampus suaves e penteados simples, até que os cabelos voltem à condição normal.

Incontinência urinária
O controle será readquirido com a ingestão de muito líquido e exercícios. O médico deve ser procurado caso o problema permaneça por mais de quatro meses após o parto.

Intestino preso
É normal permanecer a constipação intestinal da época da gravidez. Aos poucos, o intestino volta a funcionar normalmente. Ingerir alimentos ricos em fibras, como mamão, ameixa e gérmen de trigo, além de beber bastante água ajuda. Hemorróidas, acúmulo de gases e dificuldades para evacuar também são comuns, pela dor na região anal e pelo receio de que os pontos se abram. Se for o caso, o médico pode receitar laxantes.

Relação Sexual
O companheiro precisa ser compreensível nesse momento, pois além dos cuidados intensos com o bebê, a mamãe tem um tempo de readaptação do organismo e de cicatrização das regiões afetadas na cirurgia. A recuperação pode levar de 30 a 40 dias.
Com as alterações hormonais, é normal estar com a libido menos intensa e com a vagina ressecada. Por isso, as primeiras relações sexuais pós-parto devem ser mais cuidadosas. O melhor a fazer nesta fase é conversar com o parceiro, que deve ser compreensivo e paciente, dar apoio em tudo o que precisar, até o retorno à rotina normal de vida conjugal.