Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mais informações quentinhas do nosso drº Urbano Carvalho


Perguntas

A medida que a gestação vai evoluindo o liquido aminiótico vai diminuindo normalmente? Isso procede como um quadro normal até próx do parto?
No caso da perda ser significativa, é verdade que aumentar a ingestão de água ajuda a repor?
Com 30 semanas uma perda de líquido pequena é normal ou pode sugerir q o parto vai ser antecipado?

 
Resposta drº Urbano Carvalho
 
 
Flávia ,preciso entender o que você quer dizer com perda de líquido .Perder líquido amniótico significa rotura da bolsa com extravasamento do líquido pelo canal vaginal ,em qualquer momento da gestação é algo grave que exige conduta médica de resolução do parto ou não a depender de uma série de fatores tais como idade gestacional , risco de infecção etc.
Por outro lado ,diminuição do volume de líquido amniótico detectado por avaliação semi-quantitativa à ultra-sonografia seja pela medida do maior bolsão de líquido ou pela medida do índice de líquido amniótico (I.L.A.) pode ser ou não normal a depender do tempo de gravidez ,das condições clínica da mãe e do feto , da normalidade anatômica e funcional do feto e obviamente da medida em si única ou seriada que identifca tal diminuição .
O líquido amniótico é 90% formado pela urina fetal e 10 % por via direta da membrana placentária ,portanto identifica quando reduzido de forma patológica problemas circulatórios no feto decorrentes de alterações próprias dele ou secundário a problemas clínicos maternos com hipertensão por exemplo além de problemas diretamente relacionados ao sistema urinário fetal .
Seu volume cresce progressivamente atingindo um pico em torno da 32ª semana quando começa uma redução fisiológica até o nascimento. Fetos pós data provável de parto normalmente tem redução significativa do líquido por envelhecimento placentário o que exige acompanhamento rigoroso das condições de vitalidade fetais nas mães que optam por aguardar resolução natural por parto normal
No caso de identificada redução do volume de líquido a primeira coisa a fazer é tentar identificar o que pode justificar tal fato na gestante em particular e verificar se há possibilidade de reversão .A hidratação vigorosa por ajudar nos casos de desidratação materna crônica ,mãe com excesso de atividades incluindo esportes ,mas a melhor opção é o repouso além de medidas caso a caso a depender do diagnóstico .