Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Uma experiência vivida que vale muito e por duas vezes, porém foram bem distintas



Sempre desejei ser mãe e hoje sendo mãe do Nicolas de 2 anos e quase 3 meses e prestes a receber a Helena em minha família, tenho certeza que este é e será o melhor papel que Deus me deu para desempenhar.
Sempre escutava falar que cada gestação era única, realmente embora algumas sensações sejam iguais, cada uma reserva momentos e sensações únicos que  difere uma da outra.
Fisicamente na primeira por trabalhar com o corpo (atividade física) e estar ativa tanto na profissão quanto na prática para benefício próprio tudo foi mais fácil e sem nenhum desconforto praticamente. Tudo é euforia, todas as sensações são novas e os nossos medos embora existam não são maiores que a alegria e a euforia da nova fase e as mudanças que ela envolve. Engordei uns 10 kgs, comi super bem  de maneira saudável e sem neuroses, pois já tenho bons hábitos  alimentares, a cabeça permaneceu boa a maior parte da gestação e o corpo estava bom  na minha visão. A barriga foi crescendo e tudo foi se modificando, mas ainda sim dentro e até abaixo do que o esperado pela obstetra, fui me preparando para o parto normal e tudo foi se encaminhando para um excelente trabalho de parto e uma recuperação que confesso me surpreendeu pela rapidez na perda do peso que ganhei e no retorno do corpo.
Claro que a pele da região abdominal não voltou ao que era, mas o aspecto físico estava normal novamente., meu maior desafio mesmo foi a amamentação que depois de duas semanas bem difíceis fui começar a entender e dar conta do recado, pois é mais complexa do que se fala, as pessoas perdem muito tempo assombrando o momento do parto e só falam do prazer da amamentação e quando sentimos na pele cada um destes momentos percebemos que seremos muito mais exigidas na segunda função e que a ajuda especializada e a persistência junto com o amor serão  essenciais!
Enfim a gente vai aprendendo dia-a-dia com todos os acontecimentos, errando e acertando e os pequenos vão crescendo, hoje fico muito feliz de ter até agora dado conta do recado, sei que muitos desafios virão ainda com o Nicolas e logo logo irei vivenciar também a sensação e tudo o que envolve dividir as atenções com um novo bebê chegando na família.
Mas enquanto isso não acontece vou relatando como me senti e sinto até agora com a segunda gestação pois estou quase completando 37 semanas e logo passarei pela experiência de um novo parto normal porém agora de uma menininha "Helena" .
Fisicamente agora não tão ativa, pois com a decisão de ser apenas mãe e parar de atuar como educadora física nesta primeira fase da infância dele, demorei a voltar a fazer exercícios físicos, e o fato de não estar trabalhando também me afastava da possibilidade de ficar mais ativa.
Com isso embora tenha engordado até agora 5,900 kg o desconforto na musculatura da virilha foi bem intenso e desgastante, outro fator interessante é que como temos uma outra rotina já estabelecida com o primeiro filho, passar mal, sentir cansaço, sono e outros sintomas  passa a não ser tão simples, mas a gente sobrevive.
Os medos são outros e mais reais, pois temos que lidar com a preocupação de quenão vamos dar conta do recado, que não vamos ter amor suficiente, que o primeiro filho vai ficar excluído e vai sentir que é menos amado... enfim as emoções ficam a flor da pele.
O parto se aproximando tbém mexe com a gente, mesmo sabendo que se for normal já sei como é, embora ainda sim seja diferente, o marido desta vez ainda longe trabalhando.... e assim vamos seguindo sabendo que muita coisa vai mudar,mas que vou sobreviver e aos poucos fazer uma rotina ideal pra minha família. Ajuda, conselhos serão sempre bem vindos, mas receita pronta não existe e cada família faz a sua própria rotina e tudo segue em frente.
Logo escrevo a experiência de um novo parto normal e de como foram meus primeiros dias.