Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

INTERESSANTE PARA LER E REFLETIR...PORQUE ENCONTRAR O SEU EQUÍLIBRIO É A MELHOR SOLUÇÃO

10 reflexões para afastar a culpa

Por Daniela Folloni

Ideias para evitar a auto cobrança e ser uma mãe feliz consigo mesma

 

Amamos tanto nossos filhos que parece que nem esse amor todo é o suficiente. E não faltam razões para a gente se sentir culpada e ficar achando que poderia ser uma mãe melhor. Ser vítima de uma autocobrança que não, não faz nada bem. Mesmo para quem já sabe que ter culpa é bobagem, que não é possível acertar em tudo cem por cento, às vezes ela bate. E então.... use essas reflexões-antídoto para ajudar a afastar esse peso de você:
1- Como é que alguém que passa 24 horas do dia fazendo o máximo para acertar pode se sentir culpada por não ser boa o bastante, presente o bastante, organizada o bastante...? Pense nisso e... não se culpe!
2- Muitas mães querem ser inspiração para seus filhos. Querem ser espelho. Mostrar que é importante se realizar profissionalmente. Como é que o seu trabalho, que pode ser motivo de orgulho para você e um exemplo de que é importante batalhar pelos próprios sonhos, pode acabar virando motivo para você se sentir culpada?
3- Existe um provérbio africano que diz: "Você precisa de uma vizinhança inteira para criar uma criança". Então, não se culpe por não estar 24 horas do dia com seu filho. É muito bom para ele conviver com outras pessoas queridas em casa, na escola...
4- Muitas vezes, na vida de mãe, a gente acerta achando que errou. E erra achando que estava fazendo a coisa certa. Então, não tente buscar a perfeição. Ninguém garante que ela vai ser o melhor para o seu filho lá na frente.
5- A melhor mãe do mundo para o seu filho é você, do seu jeitinho. Mais tímida ou mais extrovertida, mais prendada ou mais desajeitada, mais carinhosa ou mais objetiva... Ele precisa de você, do seu jeito. Cobrar-se por não ser igual a fulana ou sicrana só vai fazer seu filho ficar mais longe de quem você é na essência. E é disso que ele precisa.
6- Uma pesquisa da Universidade de Richmond diz que após a maternidade o cérebro da mulher ganha novas conexões e capacidade de aprendizado elevada. Então, mesmo que não perceba sua evolução e ache que está errando, acredite: você está se tornando uma pessoa melhor.
6- Se culpa é vontade de acertar, transforme esse sentimento em algo, em um alerta de aprendizado. Da próxima vez, vá lá e faça do jeito que acha que deveria ter feito. Simples assim. Sem sofrer pelo leite derramado.
7- Na dúvida, abrace e beije seu filho. Esses gestos curam tudo.
8- Segundo um estudo do Family and Work Institute de Nova York, o maior desejo das crianças não é que os pais fiquem mais em casa, mas sim que sejam menos estressados. Mais uma razão para você cuidar do seu bem-estar e não se culpar tanto quando for fazer massagem e deixar o bebê com a babá.
9- Mães perfeitas não são reais. Mães reais não são perfeitas. Cole essa frase no computador, no celular, poste no Facebook, no Instagram. Use quando achar conveniente! Sim, pode ser um mantra de vida ;)
10- Pense nas instruções de voo das aeronaves: coloque a máscara em você, depois na criança ao seu lado. Se você não tiver ar, não vai conseguir cuidar do seu filho. Se colocar em primeiro lugar nos momentos certos é uma atitude inteligente e nem um pouco egoísta. Não se culpe.