Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

sábado, 30 de janeiro de 2010

ALONGAMENTO ANTES E DEPOIS “IMPORTÂNCIA”

O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou por exercícios. Para quem faz exercícios regularmente, é recomendado que o alongamento seja feito antes e depois dos exercícios. "Antes dos exercícios o alongamento vai esquentar as fibras musculares para que elas não sofram com o movimento e depois das atividades físicas o alongamento vai relaxar os músculos"
Confira os principais benefícios do alongamento:
Auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue
Diminui as tensões
Reduz o risco de lesões
Facilita a execução de movimentos no dia-a-dia
Aumenta a auto-estima
Diminui dores musculares
Auxilia na reabilitação de problemas estruturais
Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais
Aumenta a capacidade de concentração
Ativa a circulação sanguínea
Tranqüiliza e relaxa
Auxilia no bom posicionamento da coluna vertebral
Combate o stress
Melhora a qualidade de vida
Acrescente exercícios de alongamento regularmente às suas metas de atividade física para experimentar estes benefícios:

Músculos flexíveis - podem melhorar seu desempenho diário, e tarefas como carregar pacotes, se abaixar para amarrar os sapatos ou correr para pegar o ônibus ficam mais fáceis e menos cansativas; a flexibilidade tende a diminuir com o passar dos anos, mas é possível recuperar e mantê-la;

Melhora na circulação - pois o alongamento aumenta o fluxo do sangue nos músculos, nutre-os e se livra do "lixo" no tecido muscular; por sua vez, a melhora na circulação ajuda a diminuir o tempo de recuperação, caso haja lesões musculares;

Melhora na postura - pois o alongamento feito com freqüência ajuda a evitar que os músculos fiquem duros e ajuda a manter a postura adequada, que minimiza o desconforto e reduz as dores;

Melhora na coordenação - pois manter a extensão completa do movimento das juntas faz você ter melhor equilíbrio, a coordenação e o equilíbrio ajudam a mantê-lo móvel e menos propenso a lesões por queda, especialmente quando for envelhecendo.

Muitos especialistas acreditam que o alongamento também reduz o risco de lesões no esporte. Quanto mais preparados os músculos e as juntas estiverem para uma atividade física, mais protegido das lesões você estará.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Foto

Fotos

O bebê chegou e agora e um dos desejos da mãe é...

Dra. Ellen Paiva
Emagrecer!!!
A preocupação com os quilos extras adquiridos durante a gravidez, geralmente, é minimizada em função de uma causa maior: o nascimento do bebê. Mas no pós-parto, o excesso de peso ganha uma nova proporção para a maioria das mulheres. A ansiedade natural pelo período delicado põe à prova toda a habilidade feminina. É comum que a mulher fique ansiosa neste período. As alterações hormonais pelas quais a mãe passa durante os nove meses de gestação e as bruscas mudanças hormonais que ocorrem durante e após o parto podem torná-la mais melancólica e angustiada.

Essa labilidade emocional parece se dever à brusca queda hormonal pela qual ela passa ao se separar do feto e da placenta, responsável pela secreção de hormônios em doses altíssimas durante toda a gestação. Somando-se a todos estes fatores, a mulher também se sente insegura quanto à possibilidade de voltar ao seu peso e às suas formas corporais de antes. Felizmente, após o parto, o peso corporal voltará gradualmente. Basta para isso que ela se alimente de maneira balanceada, priorizando alimentos ricos em nutrientes, evitando guloseimas e comidas gordurosas e, se possível, amamentando o seu bebê.

O corpo precisa de um período para se adaptar à nova realidade. Primeiro, ele precisa eliminar o excesso de água, originário da ação dos hormônios placentários. Esse 'verdadeiro inchaço' tende a ser lentamente eliminado. Além disso, há também ganho de gordura, que pode ser mobilizado progressivamente através de uma alimentação adequada e da própria amamentação. Voltar ao peso anterior vai depender de bom senso, orientação nutricional e tempo. Um tempo muito importante para mãe e filho. Sem prejuízo para nenhum dos dois.

Além de ser fundamental para a saúde do nenê, a amamentação é uma grande aliada da mãe em todos os sentidos. Em primeiro lugar, porque contribui para a contração do útero, que volta aos poucos para o seu tamanho normal. Outro fator positivo é o gasto calórico que proporciona ao organismo. Para que a mulher produza leite, é preciso ter uma atividade celular intensa. Em função da aceleração do metabolismo, o gasto energético pode aumentar em 900 calorias por dia. E como nos primeiros 40 dias, a mulher ainda não está liberada para retomar a ginástica, a amamentação torna-se uma boa aliada em busca do peso ideal, além de firmar o vínculo entre mãe e filho.

Para não prejudicar a própria saúde ou a alimentação do bebê, as mães não devem pensar em seguir dietas hipocalóricas. Um cardápio equilibrado, em torno de 2000 calorias na dependência das proporções corporais da mãe, é fundamental para garantir um bom padrão nutricional para a mãe e para a criança, um bom funcionamento intestinal e uma adequada produção de leite. A mulher que amamenta precisa garantir a ingestão de todos os nutrientes. É importante aumentar a ingestão de líquidos e evitar grandes quantidades de café, chá preto, chocolates, guloseimas e alimentos com corantes.

Passada a quarentena, após liberação médica, a mulher ganha uma nova aliada na luta contra a balança: a atividade física. Inicialmente, os exercícios devem ser leves, com duração de 30 minutos a 1 hora por dia, duas vezes por semana. A freqüência e a intensidade poderão progressivamente ser aumentadas para não prejudicar a produção do leite. Durante essa fase de readaptação, as modalidades mais indicadas são a caminhada, a bicicleta ergométrica, a hidroginástica e até a musculação, sempre com a supervisão de um profissional.

Mais do que nunca esse é um tempo onde a perda de peso só deve ocorrer em paralelo a uma boa alimentação, pois a qualidade nutricional do leite depende da qualidade da alimentação materna. O equilíbrio entre nutrientes e calorias consegue alimentar os dois e permitir a volta ao peso ideal da mãe.

Dra. Ellen Paiva


Esta página foi publicada em: 25/08/2009.

Divulgando meu trabalho

Gestantes saibam mais sobre...

Mitos e verdades do parto

Fonte - matéria postada no 20/11/2009 - 20h05
Esclareça mitos e verdades sobre a hora do parto
Do UOL Ciência e Saúde

"A cesariana evoluiu muito nos últimos 20 anos, mas não deixa de ser uma cirurgia, com todas as suas implicações", lembra o ginecologista e obstetra Alberto D'Auria, do Hospital Santa Joana, em São Paulo. Embora a recuperação da mulher que teve parto normal ou natural seja mais rápida, alguns casos contraindicam a passagem do bebê pelo canal vaginal.

Saiba quando a situação requer a cesárea e esclareça alguns mitos e verdades sobre a hora do parto:


As mulheres sempre sentem dor no parto normal?

Verdade. A dor faz parte do processo de expulsão do bebê. A anestesia tem o momento certo para ser feito, se for feita precocemente, atrapalha o trabalho motor do útero. Mas a dor é algo constitucional, ou seja, varia de pessoa para pessoa. "Aspectos culturais e insegurança também podem interferir no limiar da dor", afirma o obstetra. Uma coisa é certa, diz D'Auria: a dor do parto é esquecida rapidamente. "Alguns minutos depois as mulheres dizem que passariam por tudo de novo", garante.



Depois dos 40 anos a cesariana é mais indicada?

Verdade. Após os 35 anos, a mobilidade da bacia fica reduzida. Além disso, aumenta a chance de haver complicações intrauterinas por causa de distúrbios placentários.



A cesariana é recomendada para mulheres soroposivitas para HIV?

Verdade. O ideal é fazer uma programação com agendamento de uma cesariana para que possam ser utilizadas drogas retrovirais pré-parto, protegendo o recém-nascido dessa exposição. Além disso, apenas 50% das crianças nascem soropositivos e 50% dessas com o tempo deixam de ter o vírus.



Depois que a mulher realiza uma cesariana, todos os partos futuros têm de ser assim?

Mito. Mulheres com história de uma cesariana anterior podem tentar parto normal. Algumas situações aumentam o risco de ruptura da cicatriz, como mais de uma cesárea anterior e intervalo curto entre os partos (menos de 24 meses).


Mulheres com diabetes gestacional devem fazer cesariana?

Mito. Gestantes bem controladas, sem complicações associadas e feto com prova de bem-estar podem aguardar a evolução espontânea para o parto.



Mulheres que passaram por cirurgia para retirar miomas devem fazer cesariana?

Verdade. A cicatriz uterina pode se romper durante o parto, portanto a cesariana pode ser indicada. Mas cada caso deve ser analisado pelo médico.



Mulheres com problemas graves de anemia não podem fazer parto normal?

Mito. A média de perda sanguínea no parto vaginal é de meio litro e, em um parto cesárea são 600 ml. Em casos de hemorragias pós-parto é imprescindível a assistência qualificada para evitar danos à mãe, independentemente da via de parto.




Cordão umbilical enrolado no pescoço é sinônimo de indicação para parto cesárea?

Mito. As circulares de cordão frouxo (voltas do cordão umbilical no pescoço do bebê) ocorrem em aproximadamente 30% das gestações, e não exigem cesariana. O importante é acompanhar a evolução do trabalho de parto e avaliar o bem-estar do feto. Apenas se a circular comprometer o fluxo sanguíneo do cordão e, consequentemente, ameaçar a adequada oxigenação fetal haverá indicação de cesariana.



Peridural e raquianestesia são as únicos tipos de anestesia que podem ser utilizadas na realização de um parto cesariana ou normal?

Mito. Em casos graves e excepcionais, pode haver o uso da anestesia geral. Mas é uma questão de custo-benefício, já que a anestesia geral faz a criança nascer com depressão respiratória. A peridural e a raquianestesia são as únicas que não comprometem a vida da mãe e do bebê. Ambas são aplicadas na região lombar, entre as vértebras da coluna, tirando a sensibilidade da gestante à dor da cintura para baixo sem comprometer a consciência do processo de parto.

Mudar pode ser bom!!!!

Sair da rotina, mudar de comportamento, buscar uma vida mais saudável,são frases que em algum momento já ouvimos falar. Praticar uma atividade física pode ser o primeiro passo na mudança de comportamento onde a curto prazo é possível mostrar ao praticante os benefícios adquiridos.

Hidro Gestante

HIDROGINÁSTICA PARA AS GESTANTE

A prática de atividades físicas durante a gravidez traz inúmeras vantagens e, é indispensável para o bem-estar da mulher, os exercícios realizados na piscina proporcionam entre outras coisas, a redução do percentual de gordura, o fortalecimento da musculatura, o relaxamento muscular, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e a diminuição da percepção de dor na hora do parto. A hidroginástica trás benefícios tanto no aspecto físico quanto psicológico da praticante, conheça alguns pontos relevantes para optar por esta atividade em um momento tão especial como este:
Alívio de estresse;
Redução do inchaço nos membros inferiores;
Redução das dores lombares e cervicais;
Estimula a produção do hormônio endorfina, responsável pela sensação de bem-estar;
AULAS COM PROGRAMA DIFERENCIADO
As aulas de hidroginástica para gestantes devem ser planejadas priorizando:
Exercícios de alongamentos;
Exercícios respiratórios;
Exercícios de fortalecimento muscular do períneo e do abdômen;
Exercícios aeróbios e localizados;
Exercícios de relaxamento;

As aulas duram 1 hora e são divididas em:
A. 30’ de hidroginástica onde o planejamento prioriza:

Exercícios de alongamentos;
Exercícios de coordenação motora;
Exercícios de fortalecimento muscular ;
Exercícios aeróbios e localizados ;
Exercícios posturais;
Exercícios de relaxamento;
B. 30’ de natação onde é priorizada a aprendizagem dos estilos, respeitando as vivências e as limitações do aluno.

Converse com seu obstetra e venha conhecer nossas aulas
É recomendável iniciar qualquer programa de atividade física após completar o 1º trimestre da gestação.

Hidro p/ Melhor Idade

HIDROGINÁSTICA PARA MELHOR IDADE
A Melhor Idade nos traz experiência e muitas vivências algumas positivas e outras nem tanto, porém a mais relevante conquista desta fase da vida é a nossa saúde. Ter qualidade de vida, poder desempenhar bem as tarefas do dia-a-dia, ser independente são fatores que não deixamos de almejar com a Maturidade.
Praticar uma atividade física pode ser um dos meios para conquistarmos o bem-estar e o bom humor nesta fase tão especial da nossa vida.
NO QUE A HIDROGINÁSTICA PODE CONTRIBUIR PARA MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA?
Os exercícios realizados na piscina proporcionam muitos benefícios, entre os quais podemos citar:
Redução do percentual de gordura;
Fortalecimento da musculatura;
Relaxamento muscular;
Melhora da capacidade cardiorrespiratória;
Além de proporcionar benefícios tanto no aspecto físico quanto psicológico do praticante;
Conheça mais alguns benefícios que a tornam relevante como atividade física indicada nesta fase da vida
Melhora a postura;
Proporciona maior flexibilidade e mobilidade articular;
Melhora a coordenação motora e a concentração;
Proporciona fortalecimento e resistência muscular;
Melhora a capacidade aeróbia;
As aulas duram 1 hora e são divididas em:
A.30’ de hidroginástica onde o planejamento prioriza:
Exercícios de alongamentos;
Exercícios de coordenação motora;
Exercícios de fortalecimento muscular ;
Exercícios aeróbios e localizados ;
Exercícios posturais;
Exercícios de relaxamento;
B. 30’ de natação onde é priorizada a aprendizagem dos estilos, respeitando as vivências e as limitações do aluno. O mais importante é enfatizar que é possível aprender a nadar na Maturidade.


Estas aulas são desenvolvidas em uma Academia na cidade de SJCampos/SP

Hidroginástica "A escolha certa"

E você sabe por quê?
Porque essa é uma Atividade que pode proporcionar ao praticante:
* o aumento da força;
* da flexibilidade;
* a melhora da saúde cardiovascular;
* a diminuição da gordura corporal;
Proporcionando ao praticante mais qualidade de vida;
Conheça mais sobre os objetivos aplicados nestas aulas direcionadas para o público adulto. E escolha a que melhor te atende!
Vivenciar estes benefícios permitirá à você entender porque esta modalidade vem cada vez mais ganhando adeptos!!!!