Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

terça-feira, 27 de abril de 2010

Você sabia que existem alimentos que podem ajudar a combater à fadiga?

Fonte - site Map Atividade Física (Melissa Diniz)


Veja abaixo alguns alimentos que combatem a fadiga:

ALFACE: Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.

BANANA: Essa fruta, tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Não exagere, porque por conter muita frutose, acaba engordando.

ESPINAFRE: A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Ainda, contém magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

FRUTOS DO MAR: Quer dar um chega para lá na apatia? Abuse das delícias que vêm do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3, essencial para o trabalho regular do coração). Não exagere, pois os frutos do mar também têm colesterol.

JABUTICABA: Essa frutinha é composta de ferro - que combate a anemia - e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. A jabuticaba tem grande quantidade de carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para que não prenda os intestinos, a cada 10 ingeridas, mastigue (e coma) uma com casca e tudo.

LARANJA: Abundante em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja auxilia o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. Essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumir a laranja em pedaços ou gomos, e evite tomá-la como suco. A fruta é farta em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

OVOS: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Duas unidades por semana é uma porção bastante saudável.

UVA: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que colaboram no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.

Entenda um pouquinho mais sobre a importância do controle da frequência cardíaca na prática de qualquer atividade física

Fonte - matéria tirada do site Map Atividade Física


Todos que praticam exercícios físicos devem conhecer e controlar seu batimento cardíaco . Para que o organismo consiga mobilizar gorduras e ultilizá-las como fonte de energia no exercício, é necessário que o seu metabolismo esteja "equilibrado"
( com F.C. constante). Para um controle mais preciso, é necessário que você realize uma Avaliação Física. Será assim determinada sua Zona Alvo de Treinamento, ou seja, uma faixa de batimentos cardíacos que você deve manter durante o exercício, para trabalhar de maneira segura e atingir seus objetivos. A cada variação brusca de F.C. o organismo é obrigado a adaptar o consumo de energia deixando a utilização de gorduras "de lado" até que o organismo volte ao equilíbrio metabólico.

A intensidade de treinamento entre 60% e 75% da F.C. máxima ,permite um equilíbrio metabólico mais rápido e, por isso, é a mais indicada para queima de gorduras. Se você estiver bem condicionado, poderá estabilizar sua F.C. em intensidades mais altas e ainda assim estará usando o metabolismo de gorduras. O importante é que o metabolismo esteja estabilizado e para ter certeza disto, preste atenção à respiração: se depois de 5 a 10 minutos de atividade sua respiração estiver ofegante ou difícil, isso significa que o metabolismo não está estabilizado e você não está queimando gorduras.

Um treinamento aeróbico (uso do oxigênio) eficaz para perda de gorduras ou melhora do condicionamento cardiovascular é aquele realizado em períodos longos (por mais de 30 minutos) e com a respiração aumentada e confortável durante toda a atividade. Exercícios realizados com F.C. acima de 85% da máxima possuem intensidade que dificilmente permitem ao organismo criar um equilíbrio metabólico: você pode constatar isto através da sua respiração que provavelmente ficará ofegante.

Atividades com mudanças bruscas de intensidade podem e devem ser realizadas contando que o objetivo do praticante seja a melhora do condicionamento anaeróbico (sem uso do oxigênio) e potência muscular. A energia gasta nestas atividades não é proveniente do metabolismo das gorduras.
Mas preste muita ATENÇÃO: F.C. muito altas (acima de 85% da sua máxima) podem dificultar a nutrição do músculo cardíaco: o coração se nutre e é oxigenado nos intervalos entre um batimento e outro. F.C. muito elevadas diminuem o tempo de cada intervalo dificultando a nutrição e a oxigenação do coração. Por isso, F.C. acima de 200 batimentos para adultos podem até causar isquemia cardíaca (má nutrição do coração) e conseqüentemente até um infarto. Por isso vale lembrar mais uma vez, procure um médico antes de iniciar uma atividade, seja qual for ela, certifique-se que esta tudo bem. Após tudo verificado e ok, comece suas atividades de forma leve e moderada, pois com o passar do tempo com absoluta certeza seu condicionamento vai evoluir e seu corpo vai "pedir mais exercício" .