Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de março de 2010

Entenda como o corpo da gestante se recupera após o parto

Matéria tirada do Portal Sempre Materna
Redação Sempre Materna
Publicado em: 26/02/2010

Pós Parto: o organismo voltando à forma antiga

O bebê acabou de nascer e seu corpo já começa a trabalhar para o aparelho reprodutor voltar a ser o que era antes da gravidez o organismo voltando à forma antiga.

O puerpério (pós-parto) é o período no qual as modificações ocorridas no organismo materno durante a gestação irão retornar ao estado pré-gravídico. Esta fase começa imediatamente após a expulsão total da placenta e das membranas ovulares (a “bolsa” que continha o líquido amniótico) e pode durar muitos meses. “A fase do puerpério sempre deve ser acompanhada pelo obstetra. Ele poderá identificar qualquer problema que esteja ocorrendo, esclarecer as dúvidas e decidir o período correto para iniciar a contracepção”, afirma o ginecologista e obstetra Paulo Augusto Amador Pereira. Veja a seguir o que é esperado acontecer no pós-parto de acordo com o médico:

ÚTERO

Após a expulsão da placenta, o útero contrai muito e esse é um importante mecanismo para interromper o sangramento que ocorre quando a placenta se solta. Nesta fase, o útero contraído se encontra no nível da cicatriz umbilical. Em situação normal, ele continuará a regredir e ao redor do 12º dia pós-parto deverá estar nivelado com a sínfise púbica. Essa recuperação pode ser mais lenta em gestantes cujo útero sofreu uma grande distensão (por exemplo: gestação gemelar, feto muito grande, excesso de líquido amniótico), nas pacientes que não amamentam, nas pacientes submetidas à cesárea e se houver infecção uterina.

COLO DO ÚTERO

Nos casos de parto vaginal, o colo do útero estará fechado ao redor do 5º dia pós-parto em primíparas (primeiro parto) e ao redor do 10º dia nas multíparas (mais do que um parto).

VAGINA

No pós-parto imediato, a vagina encontra-se edemaciada, congesta e com grande relaxamento de suas paredes, alterações que regridem após os dois primeiros dias. A alteração mais importante é a atrofia da mucosa vaginal resultante do hipoestrogenismo, é a chamada crise vaginal, que inicia sua recuperação por volta do 25º dia, fato comum às que tiveram parto vaginal ou cesárea. O retorno da lubrificação vaginal à normalidade é individual e habitualmente retardado nas mulheres que amamentam. Embora a rugosidade da mucosa retorne gradativamente, sua redução é evidente a cada parto.

VULVA E PERÍNEO

Apresentam-se edemaciadas e congestas, retornando à normalidade rapidamente, lacerações pequenas são freqüentes e cicatrizam espontaneamente. No caso de parto vaginal, a ocorrência de botões hemorroidários é freqüente, pela congestão venosa e pela compressão provocada pela passagem do feto no canal de parto. A regressão costuma ser espontânea.

ASSOALHO PÉLVICO

A musculatura costuma sofrer distensões e lacerações que podem ocasionar distopias genitais (quando um órgão pélvico não retorna ao seu local de origem, por exemplo, a popularmente conhecida ‘bexiga caída’). Essa ocorrência é evitada com exercícios pré e pós-natal desses grupos de músculos, e com adequada assistência obstétrica ao parto.

LOQUIAÇÃO

A lóquia é a secreção eliminada no puerpério e corresponde a sangue, produtos de descamação, exsudatos e transudatos provenientes da ferida placentária (principalmente), do colo do útero e da vagina. A lóquia muda de cor no decorrer do tempo e sua quantidade vai diminuindo, sendo que a maior parte é eliminada nos primeiros cinco dias. Primeiro ela é vermelha (lochia rubra ou cruenta), dura até o quarto dia e diminui de volume com o passar do tempo. Entre o 4º e 10º dia a quantidade sangue diminui e aumenta o número de glóbulos brancos, tornando a secreção mais escurecida (lochia fusca). Após o 10º dia a coloração é amarelada (lochia flava) e progressivamente vai ficando esbranquiçada.

MENSTRUAÇÃO

O retorno do ciclo menstrual após o parto é variável, tendendo a ocorrer mais cedo nas mulheres que não amamentam (2º ou 3º mês) e mais tarde nas que amamentam exclusivamente. Algumas mulheres só voltam a menstruar depois do desmame completo.

FERTILIDADE

Logo após o parto, a mulher tem probabilidade menor de engravidar, principalmente aquelas que amamentam. Estima-se que o risco de engravidar nos primeiros 6 meses seja de 70% para as que não amamentam e de 10% para as que a amamentação exclusivamente e que ainda não voltaram a menstruar (mas deve-se frisar que esta proteção elevada só é válida diante da associação “aleitamento exclusivo e ausência de menstruação”). A proteção causada pela amamentação se explica pelo fato de que a prolactina, hormônio produzido pela hipófise e que estimula a produção de leite, quando está em níveis elevados é capaz de causar um “bloqueio” nos ovários dificultando a ovulação. Porém, mesmo com a manutenção da lactação, os níveis de prolactina tendem a se normalizar ao redor do sexto mês e com isso o risco de engravidar aumenta.

Avaliação clínica e avaliação física qual a diferença e a importância delas para seu corpo?

*Avaliação clínica

É realizada por um médico geralmente cardiologista,que inclue além dos exames laboratoriais para identificar alterações nos índices de colesterol,triglíceris,glicemia entre outros,exames mais específicos como:

Ergo espirometria

Este teste nos dá parâmetros para analisar o vo2 Max(capacidade máxima de absorção de oxigênio) e definir o limiar anaeróbio( ponto onde a capacidade de remover o acido lático é menor que a produção do mesmo e definir a predominância da utilização de gordura e carboidratos como fonte de energia);

Teste de eletrocardiografia

Permite conhecer o estado atual do coração e seus limites;

Avaliações Ortopédicas

Realizado por um ortopedista,caso o aluno já apresente algum desvio postural ou problema articular;


Avaliação Física

As avaliações físicas são testes (antropométricos e ergométricos) que identificam o estado atual de condicionamento físico, seja muscular ou cardio respiratório além de medir o percentual de gordura.

Para iniciar um teste, é necessário que se obtenha uma boa anmenese ,que nada mais é que um questionário para verificar seus hábitos alimentares, algumas doenças hereditárias, questões cirúrgicas e atividades físicas.

Muitos testes podem ser feitos para se realizar a avaliação física, veja:

a) Bio-impedância

Este método permite uma avaliação rápida do percentual de gordura através da passagem de corrente elétrica, verificando o nível de água existente no organismo e quantificando o percentual de gordura.

b) Dobras cutâneas

É analisado por medidas verificadas por um compasso obtendo dados para aplicar em algumas fórmulas já estabelecidas, consideradas como padrão através vários estudos, pelo fato de sabermos que as grandes quantidades de gordura encontram-se em depósitos adiposos debaixo da pele.

c) Teste neuromuscular

Verifica a resistência de grupos musculares durante 1 min de exercícios repetidos em máxima velocidade. O tempo de duração depende do programa utilizado pelo avaliador físico e da capacidade do aluno em realizar a avaliação.

d) Dinamometria

Permite a mensuração da força através de um equipamento próprio para o teste físico.

f) Teste de flexibilidade

Verifica a capacidade do músculo de se estender ao máximo através de equipamento elaborado chamado de Banco Wells.

g) Peso e altura

Esta avaliação deve ser realizada por um profissional competente e treinado para essa finalidade.A maior parte das academias oferecem este serviço!

Quanto mais informações o professor tem do seu aluno, mais fácil e direcionado ficará o trabalho e o resultado propostos.

Fonte
Prof. Alexandre Vieira
Prof. Universitário / Educação Física – Cref. 3.123
Pós-graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo – UNIFESP

Nova enquete chegando!

A próxima enquete quer saber se você se considera uma pessoa muito ativa, pouco ativa ou sedentária,participe e aproveite para mandar sugestões de matérias ou dúvidas para o meu e-mail (flabinhas@hotmail.com).

Abaixo estão as definições que ajudarão você, leitor ou seguidor do blog responder a enquete:

*Pessoas inativas (sedentárias)

Ocupação muito inativa na maior parte do dia; não pratica esportes ou exercícios;

*Pessoas pouco ativas

Ocupação muito inativa com ocupação leve em casa; pratica esportes ou exercícios ocasionalmente;

*Pessoas Ativas

Ocupação ativa ou pratica exercícios vigorosos ou moderados

Existe alguma contra-indicação para praticar hidroginástica?

Na minha opnião,desde que a pessoa não apresente nenhuma doença que esteja descompensada ou sem controle e orientação médica,não existe contra-indicação para praticar a hidroginástica.
Qualquer alteração física que temos requer sempre orientação e cuidado médico, primeiro para identificar qual é a causa e depois para saber como tratá-la, portanto quando temos qualquer problema de ordem física mais sério que esteja descompensado,corremos riscos ao praticar qualquer atividade física seja ela de maior ou menor intensidade, dentro ou fora da água.
Fatores como limitações físicas ocasionadas por algum tipo de deficiência devem merecer um cuidado especial, pois muitas vezes pode ser indicado ao aluno hidroterapia ao invés de hidroginástica.
O mais importante é lembrar que um bom check up médico deve ser feito anualmente,mesmo quando não temos sintomas de qualquer desequilíbrio físico,já quando sofremos de algum problema ou temos histórico familiar de doenças, este deve ser feito com mais frqüência.
Saber como anda o funcionamento do nosso corpo é tão importante quanto cuidar dele!
Se você quer começar a praticar uma atividade física, procure antes fazer uma avaliação física completa, depois é só aproveitar os benefícios que o exercício proporcionará para o corpo e para a mente.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Podemos emagrecer praticando Hidroginástica?

Primeiro precisamos entender que cada indivíduo é unico e que o funcionamento do metabolismo normal representa uma série de reações químicas e biológicas de nossas células, resultando no gasto energético ou calórico.

Atualmente a busca pelo corpo perfeito que se encaixe nos padrões de beleza tem levado muitas pessoas a buscar dietas milagrosas e muitas vezes a praticar exercícios sem orientação adequada. A primeira preocupação é:

Isso emagrece?

Vou perder quantas calorias, praticando esta ou aquela atividade física?

E por aí vai, mas o que quero dizer com tudo isso?

Quero dizer que, precisamos entender que para perder peso com saúde, devemos buscar um equilíbrio em dois aspectos fundamentais: alimentação e prática de exercícios físicos. Sem esta combinação será muito difícil conquistar e manter os objetivos de maneira eficiente.

Portanto adquirir o hábito de praticar uma atividade física contribuirá muito na perda de peso, desde que este hábito também incluía uma reeducação alimentar!

A escolha da atividade vai depender muito de cada um, mas se você quiser optar pela Hidroginástica, saiba que os exercícios realizados dentro d’água, são muito mais intensos que os realizados fora. O que faz com que as reservas de glicogênio se esgotem mais rapidamente atingindo logo os níveis de gordura. Entre outras alterações fisiológicas, ainda citamos a perda de calor corporal na água como sendo outro fator para o aumento do gasto calórico.

Lembre-se que a intensidade, a freqüência semanal e a duração com que os exercícios serão realizados, farão toda a diferença nos resultados. E que para queimar gordura, você deve se exercitar num nível moderado e confortável onde sua freqüência cardíaca possa permanecer entre 55% e 65% da freqüência cardíaca máxima, exemplo:

Como sei qual é a minha FC MÁX?

Utilizando uma fórmula padrão = 220 – idade

Depois é só multiplicar pela % que quero atingir

220 – 33 anos = 187 batimentos por minuto (FC MÁX)

187 bpm x 0,55 = 102

Entre 102 e 121 bpm

187 bpm x 0,65 = 121

O que você esta esperando para começar?