Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Matéria interessante que reforça os benefícios da Hidroginástica

Fonte - Bonde.com.br publicada no site O Portal da Educação Fisica
10/12/2010

A prática da hidroginástica já superou a fase de exercício da moda, mas continua fazendo sucesso entre homens e mulheres. Cansadas dos desgastantes exercícios das academias, muitas pessoas acharam na hidroginástica a combinação perfeita de condicionamento físico, prazer e relaxamento mental.

Por ser uma atividade física praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui cerca de 90%, eliminando o impacto muscular e das articulações. Por isso, a hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico.

Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular. A hidroginástica é indicada também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previne dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação.

Outros benefícios

:: É uma atividade divertida, que proporciona grande interação com outras pessoas;
:: Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral;
:: Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos;

Melhore o rendimento físico

:: Para trabalhar melhor a capacidade cardiovascular com a hidroginática, mantenha uma frequência entre 70% e 85% da sua capacidadde total;
:: Para perder peso e queimar gorduras é ideal manter a freqüência cardíaca entre 55% e 70%;
:: Mantenha a respiração de forma contínua, não a bloqueie. Procure fazer pelo menos 3 aulas de 45 minutos por semana.

Para gestantes

A hidroginástica é um exercício ideal para as gestantes, já que ao contrário dos exercícios realizados no solo, não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão, além de diminuir a tensão nas articulações.

A atividade mexe todos os músculos do corpo, proporcinando maior condicionamento físico e equlíbrio para a gestante. Os exercícios respiratórios que fazem parte da hidroginástica ajudam na circulação, relaxam e melhoram a qualidade do sono das praticantes.

Em geral, as gestantes estão liberadas para a hidroginástica após o terceiro mês de gestação, mas é importante ressaltar que para iniciar essa modalidade é preciso autorização do obstetra. Os exercícios podem ser praticados durante toda a sua gestação, se não houver impedimento médico.

Unimed São José dos Campos e Academia Corpo Perfeito

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010