Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Definições Importantes!!!

Fonte- site Quero Viver Bem
Matéria publicada em out/2009
Texto revisado por Paulo Daher


Qual a diferença entre atividade física, exercício físico e atividade desportiva?

Atividade Física

É qualquer movimento corporal realizado ao longo do dia, que resulte em um determinado gasto de energia. Exemplo: subir um lance de escadas.

Exercício físico

É uma atividade física que envolve a realização de movimentos repetitivos e intencionais, de determinados grupos musculares. Exemplo: caminhar em uma esteira ergométrica por 30 minutos. Os exercícios físicos podem ser aeróbicos e anaeróbicos.

Exercícios físicos aeróbicos

São movimentos repetitivos, que utilizam os grandes grupos musculares. Este tipo de exercício gera um estresse aos sistemas cardiovascular e respiratório. Tal fato acarreta o aparecimento de respostas adaptativas positivas do corpo, ao longo de várias semanas. Exemplos: caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar ou praticar artes marciais, como o boxe ou o judô.

Exercícios físicos anaeróbicos

São também chamados de exercícios resistidos ou de musculação. Em contraste com os exercícios aeróbicos, os exercícios anaeróbicos envolvem curtos impulsos de esforço, seguidos por períodos de descanso, resultando no desenvolvimento de força e hipertrofia muscular (aumento da massa dos músculos). Exemplos: musculação (levantamento de pesos), flexões, abdominais e agachamentos.

Atividade esportiva ou competitiva

É aquela atividade física que visa superar limites pessoais. ou vencer adversários. Exemplo: competir em uma prova de corrida de 100 metros rasos. Refere-se à prática de esportes em geral.

Esportes radicais

Esportes radicais, esportes de ação ou de aventura podem ser considerados como aqueles que oferecem mais riscos do que os esportes em geral, tornando-os, assim, mais emocionantes aos praticantes. É característica desses esportes exigirem maior esforço físico ou maior controle emocional. Os seus participantes envolvem-se em situações extremas de limite físico ou psicológico. Exemplos de esportes radicais: escalada, rafting, paraquedismo, snow board, vôo livre, bungee jump, entre outros.

Exercícios Físicos X Melhor Idade - Lembrar nunca é demais

Fonte - site Quero Viver Bem
Matéria publicada em 27/04/2010
Texto revisado por Clarice Aristides

Quais são os benefícios?

O aumento da proporção de idosos é um fenômeno mundial. Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil em 2030 terá a sexta maior população de idosos no mundo - cerca de 30 milhões de pessoas.



Estima-se que a maioria dos idosos apresenta algum grau de limitação para realizar as suas atividades cotidianas, 40% deles referem dificuldade em pelo menos uma das atividades diárias e mais de 70% são sedentários.



Benefícios dos exercícios físicos na melhor idade:


- Os exercícios físicos, em geral, previnem e melhoram as doenças que são as principais causas de morte entre os idosos.



-Melhoram a autoestima, ansiedade, sintomas depressivos e qualidade de vida.



-Melhoram a qualidade do sono.



-Evitam o isolamento social.



-Melhoram a pressão arterial.



-Melhoram os distúrbios metabólicos, diminuindo os níveis de colesterol e açúcar no sangue, melhorando o controle do diabetes.



-Reduzem o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e o acidente vascular cerebral (derrame cerebral).



-Melhoram a flexibilidade, força muscular, coordenação motora e equilíbrio, desta forma, ajudam a evitar as quedas, uma importante causa de morte entre os idosos.



-Exercícios de impacto e força, como a musculação, ajudam a fixar o cálcio nos ossos, ajudando a prevenir e tratar a osteoporose.



-Também tem sido observada uma potencial diminuição do risco de câncer de intestino, mama, próstata e reto.



- Melhoram a imunidade e o risco de infecções.

Você sabe o que é a Síndrome da Fragilidade?

Fonte - Sociedade Brasileira de Clínica Médica - Regional São Paulo
Matéria publicada em 22/02/2010O
Texto revisado por Clarice Aristides


Envelhecimento é um processo que pode começar antes dos 60 anos, idade definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como início da terceira idade, alerta o Dr. Abrão José Cury Jr., diretor da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.



Diante disso, foi criado o conceito Síndrome da Fragilidade, que consiste na soma de mudanças físicas e psicológicas que comprometem a qualidade de vida e predispõem a pessoa a desenvolver doenças.



São indicadores da Síndrome da Fragilidade: dificuldades de recuperação após doença, redução do desejo sexual, osteoporose acelerada (perda de massa óssea), redução da força muscular, susceptibilidade a doenças, refluxo gástrico, prisão de ventre, redução da absorção de alimentos e medicamentos, infecções respiratórias, diabetes e doenças cardíacas. Em geral, esses problemas estão associados à incontinência urinária (eliminação involuntária de urina), desnutrição, quedas, imobilidade, uso de vários medicamentos e depressão.



As pessoas não devem aceitar as mudanças físicas como inevitáveis e normais, é preciso se preocupar com a qualidade de vida e, principalmente, é preciso cuidar da saúde antes que as doenças se instalem. Um dos passos importantes é a avaliação nutricional e a prescrição de uma dieta que considere a realidade e as características do paciente. Cardápio individualizado, dividido em várias refeições, rico em fibras, adequado às condições de mastigação, com suplementos e com líquidos são medidas que contribuem para a boa saúde.



Outro aspecto importante é a avaliação do médico, que deve considerar a idade do paciente, comprometimento da audição e da visão, doenças pré-existentes,depressão, hospitalização nos últimos meses, capacidade de compreensão, problemas na tireóide, condições para desenvolver atividades diárias, como vestir, comer, higienizar e andar.



A Medicina está capacitada para corrigir de forma eficaz o mais simples dos problemas, mesmo que aparentemente sem importância, mas que pode comprometer a qualidade de vida do idoso e acelerar o surgimento de doenças. Cabe ao médico dar atenção e apoio ao paciente, buscando manter sua capacidade funcional, bem como condições emocionais e sociais estáveis.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Nutrientes do mal

Fonte - site Dieta Já (uol)

Ação na memória

Onde encontrar:

Gorduras saturadas e Trans

Impedem que os hormônios que dão a sensação de saciedade sejam reconhecidos pelo cérebro. Margarina, manteiga e óleos. Tente cozinhar alimentos com azeite ou óleo de girassol.

Cafeína

Em excesso, tende a sobrestimular os nervos, criando assim um aumento de energia que pode desencadear irritabilidade. Cafés, chás.

Álcool

Além de reter líquidos e conter calorias vazias, a substância prejudica a formação de novas células cerebrais. Cerveja, vodca , uísque, entre outros.

Açúcar refinado

Eleva a produção de insulina e desencadeia outras reações químicas que agridem as células cerebrais. Biscoitos, doces, balas, refrigerantes tradicionais, sucos industrializados, doces caseiros e bolos.

Glúten

A substância que dá liga à massa e ajuda no crescimento do pão, produz morfina, desacelerando as atividades cerebrais. Massas e farinhas.

Nutrientes do bem

Fonte - site Dieta Já (uol)

Ação na memória

Onde encontrar:


Vitaminas do complexo B

Melhoram a conexão entre os neurônios: Aveia, arroz integral, carnes, peixes,leite e derivados, soja, leguminosas,oleaginosas e sementes.

Colina

Participa da formação de novos neurônios. É precursora da acetilcolina (neurotransmissor importante para a memória):principalmente no ovo, encontrada também no salmão,soja, fígado, gérmen de trigo e leguminosas (feijões).

Ácido fólico

Favorece a conexão entre os neurônios.Vegetais de folha verde-escuras (espinafre, couve, rúcula, agrião), brócolis, alcachofra e beterraba.

Ômega-3

Melhora o perfil das membranas dos neurônios, potencializando a troca de informações. Protege também os neurônios contra os radicais livres: Peixes de águas frias (salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala) e linhaça.

Flavonoides

Combatem a ação negativa dos radicais livres: Mirtilo, ameixa preta, amora, açaí, framboesa, morango, cereja, abacate e uvas vermelhas.

Fisetina

Induz o amadurecimento de células do sistema nervoso e estimula mecanismos que melhoram a memória: Maçã, tomate, cebola, pêssego, uva e kiwi.