Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Matéria especial!

A enquete "O que te faria sair do sedentarismo" realizada até a semana passada neste blog, mostrou que um dos maiores problemas encontrados pelas pessoas que participaram é a falta de tempo livre para praticar uma atividade física. Por isso resolvi escrever brevemente um texto que procura oferecer alternativas às pessoas que desejam mudar seu estilo de vida e não têm tempo. A seguir leia algumas sugestões simples, mas que podem te ajudar a dar o primeiro passo.
Muitos de nós relacionamos praticar uma atividade física com ficarmos horas na academia fazendo exercícios, ou achamos que aquela caminhada ao trabalho, ou subir alguns lances de escada ao voltarmos para casa não contribuem. Mas estamos enganados!
Isso quando não optamos por fazer atividades em locais distantes de onde moramos ou em academias que são próximas mas não oferecem aquela atividade que mais gostamos. Resultado: iniciamos e paramos várias vezes e assim vamos levando, não nos encontramos, nos acomodamos e por aí vai. As desculpas são várias e o prejuízo para saúde também.
Precisamos mudar o conceito de que praticar atividade física demanda muito tempo disponível. O Projeto Agita São Paulo, idealizado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), acontece na cidade de São Paulo e mostra com resultados que podemos sim sair do sedentarismo, praticando apenas 30 minutos de atividade todo dia.
Mas o que eu quero dizer com tudo isso? Quero dizer que você pode caminhar próximo de casa 30' todos os dias, que você pode descer um ponto antes do serviço e caminhar o restante, que você pode subir alguns lances de escada do prédio onde mora, enfim que você pode tentar praticar pelo menos 30' diários de atividade física.
O ideal é ter um personal ou ter a opção de morar próximo de uma academia, pois uma orientação especializada é fundamental! Mas com uma orientação médica específica que possa avaliar sua condição física geral é possível começar um programa simples de atividade física que pode incluir, por exemplo, uma caminhada. O importante é lembrar que o mínimo é de 30 minutos, que podem ser contínuos ou acumulados por dia.
Aproveitem as sugestões e bom começo!

Temperatura ideal das piscinas para à pratica de exercícios aquáticos

Atenção para a temperatura

Segundo o fisioterapeuta Marcelo Roque (SP), quando muito fria, a água pode causar enrijecimento muscular. Se muito quente, prejudica a dissipação de calor do corpo, sobrecarregando o sistema circulatório e afetando o rendimento do exercício. A Aquatic Exercises Association (associação americana de exercícios aquáticos) estabelece alguns parâmetros para a temperatura da água:

- Entre 28°C e 30°C: é a média mais confortável e benéfica para a prática geral de atividades, principalmente as de resistência muscular;

- Entre 25°C e 28°C: indicado para exercícios intensos e competitivos;

- Entre 26,5°C e 30°C: recomendado para obesos;

- Entre 32°C e 35°C: indicado para atividades terapêuticas e de reabilitação.

Fonte - matéria tirada do site da revista DietaJá (uol)

Atividades físicas na água são mais intensas, esgotam mais rapidamente os estoques de gordura e, consequentemente, emagrecem.

Fonte - matéria tirada do site - http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/180/artigo160806-5

Vale a pena conferir!

Muito indicados para quem faz reabilitação física ou precisa de atividades de baixo impacto para as articulações, em função de um maior controle e estabilidade exercidos pelo empuxo e pela pressão hidrostática, os exercícios na água podem ser a principal opção também de quem quer emagrecer.

Graças à sua densidade, cerca de 830 vezes maior que o ar, a água torna as atividades mais intensas. Em função disso, as reservas de glicogênio costumam se esgotar mais rapidamente e logo os níveis de gordura são atacados. Mais: a maior perda de calor corporal na água, entre outras alterações fisiológicas, torna o gasto energético dos exercícios aquáticos maior, segundo o professor associado e coordenador técnico do Centro de Excelência Esportiva da UFMG, Leszek Szmuchrowski, um pesquisador dos benefícios das atividades aquáticas.
Veja a seguir algumas opções para perder gordurinhas e ao mesmo tempo tonificar os músculos e ganhar fôlego.

HIDROGAP

O que é: conjunto de exercícios localizados para glúteos, abdome e pernas.

Para que serve: o programa fortalece e define os músculos dessas regiões com maior controle das articulações, aumentando também o gasto energético.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 300 a 450 calorias

HIDROPOWER

O que é: hidroginástica só de exercícios aeróbios de alta intensidade, com saltos, agachamentos e movimentos coordenados, com pouca ou nenhuma pausa de descanso.

Para que serve: ao trabalhar em intensidade mais elevada, estimula-se o condicionamento cardiovascular e também um maior gasto calórico. “É uma aula mais forte para quem já tem algum condicionamento”, diz a coordenadora de natação da Academia Wet (SP), Lilian Pagliarelli.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 400 a 700 calorias



POWER POOL

O que é: aula de hidroginástica da Body System, coreografada em cima de músicas, com pouco uso de acessórios.

Para que serve: o trabalho intenso aprimora o condicionamento aeróbico, estimula um maior gasto calórico, ao mesmo tempo em que trabalha a resistência muscular.

Duração da aula: 45 a 60 minutos

Gasto calórico: cerca 500 calorias


HIDROABDOMINAL

O que é: hidroginástica com enfoque no abdome e core (região central do corpo), por meio de exercícios com espaguetes e barras.

Para que serve: trabalha a resistência muscular e a força do abdome de forma mais localizada, mas estimulando também o gasto calórico e o condicionamento aeróbico.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 300 a 400 calorias



HIDROAERO LOCAL

O que é: variação da hidroginástica que combina exercícios aeróbicos coordenados com localizados de pernas e braços.

Para que serve: trabalha tanto o condicionamento aeróbico quanto a resistência muscular, tonificando grupos musculares específicos.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 300 a 500 calorias

Opnião pessoal da autora deste blog:

Existem mais opções de aulas que também proporcionam quiemar mais calorias,porém estas dependem de equipamentos específicos que nem toda academia disponibiliza. O importante é saber que uma aula de hidroginástica, quando praticada com frequência e com orientação necessária pode fazer a diferença sim para quem busca emagrecer!
Bons professores + boa estrutura física constituem a soma perfeita para um trabalho eficente,porém oferecer uma variedade de equipamentos é importante, mas não necessariamente indispensável.