Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Matéria especial!

A enquete "O que te faria sair do sedentarismo" realizada até a semana passada neste blog, mostrou que um dos maiores problemas encontrados pelas pessoas que participaram é a falta de tempo livre para praticar uma atividade física. Por isso resolvi escrever brevemente um texto que procura oferecer alternativas às pessoas que desejam mudar seu estilo de vida e não têm tempo. A seguir leia algumas sugestões simples, mas que podem te ajudar a dar o primeiro passo.
Muitos de nós relacionamos praticar uma atividade física com ficarmos horas na academia fazendo exercícios, ou achamos que aquela caminhada ao trabalho, ou subir alguns lances de escada ao voltarmos para casa não contribuem. Mas estamos enganados!
Isso quando não optamos por fazer atividades em locais distantes de onde moramos ou em academias que são próximas mas não oferecem aquela atividade que mais gostamos. Resultado: iniciamos e paramos várias vezes e assim vamos levando, não nos encontramos, nos acomodamos e por aí vai. As desculpas são várias e o prejuízo para saúde também.
Precisamos mudar o conceito de que praticar atividade física demanda muito tempo disponível. O Projeto Agita São Paulo, idealizado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), acontece na cidade de São Paulo e mostra com resultados que podemos sim sair do sedentarismo, praticando apenas 30 minutos de atividade todo dia.
Mas o que eu quero dizer com tudo isso? Quero dizer que você pode caminhar próximo de casa 30' todos os dias, que você pode descer um ponto antes do serviço e caminhar o restante, que você pode subir alguns lances de escada do prédio onde mora, enfim que você pode tentar praticar pelo menos 30' diários de atividade física.
O ideal é ter um personal ou ter a opção de morar próximo de uma academia, pois uma orientação especializada é fundamental! Mas com uma orientação médica específica que possa avaliar sua condição física geral é possível começar um programa simples de atividade física que pode incluir, por exemplo, uma caminhada. O importante é lembrar que o mínimo é de 30 minutos, que podem ser contínuos ou acumulados por dia.
Aproveitem as sugestões e bom começo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário