Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de março de 2011

Manual de Aleitamento Materno

Fonte - site A B C do Bebê
Por - Renata Nicola Deodato
Aux. de Enfermagem e Acadêmica de Enfermagem
e-mail: deodat@terra.com.br

O leite materno é um alimento rico em imunoglobulinas, que são anticorpos necessários e importantes para a proteção biológica do bebê.

Preparação das mamas:

Não usar óleo ou hidratante na região dos mamilos e aréola;
Usar bucha vegetal no banho nesta mesma região;
Se possível tomar sol durante a manhã por mais ou menos 15 minutos, umas 2 vezes por semana;

Manter as mamas sempre secas e sustentadas com sutiãs reforçados e específicos.
Todos esses cuidados ajudam a fortalecer os mamilos para uma amamentação saudável.

Técnicas do aleitamento:

Limpar / lavar os mamilos com água;

Posicionar-se de maneira confortável e trazer o bebê para suas mamas com a barriguinha dele voltada para seu abdome e o braço inferior para baixo;

Dirigir a boca do recém-nascido, abrangendo o mamilo e a maior parte da aréola;

Observar se sua boquinha está como "boca de peixe”; se não estiver, retirar e adaptar novamente, pois esta é a maneira correta de sucção, onde não haverá problemas como dor ou incômodos para a mãe;

Ao retirar o bebê da mama, a mãe deverá usar seu dedo mínimo no canto da boquinha do bebê, de maneira lenta e cuidadosa para não machucar ambos.

Deve-se deixar o bebê mamar até que a mama esvazie por inteiro e se ele quiser mais, passá-lo para a outra; se não, na próxima mamada iniciar por aquela que não foi oferecida.

No caso da mãe possuir muito leite, sempre que o bebê estiver satisfeito verificar se as mamas ainda estão cheias e então esvaziá-las com a ordenha manual ou mecânica da seguinte maneira:

Fazer massagem circular em toda a mama, principalmente se houver nódulos (acúmulo de leite localizado);

Com a mão em formato de C (dedo polegar e indicador) inicia-se a ordenha da base da mama até o mamilo, tirando assim o leite restante. Em caso de necessitar a ordenha manual ou mecânica, solicitar que o seu obstetra ou enfermeira a ensinem.

Sempre que terminar de amamentar ou ordenhar, passar um pouco de leite materno nos mamilos, isso ajuda a hidratá-los e eventualmente até a cicatrizá-los.
Conduta na intercorrência:

No caso de fissuras existem algumas alternativas a fim de não suspender a lactação, tais como:

Substâncias químicas cicatrizantes (pomadas ou cremes);

Terapias alternativas (casca de banana ou mamão);

Irradiação luminosa (solar ou artificial);

Seguindo as orientações expostas, dificilmente ocorrerão complicações durante o aleitamento. Resumidamente, as principais intercorrências são: fissuras ou rágadas mamilares persistentes (“mamilas rachadas”), engurgitamento mamário sem resolução com as manobras citadas (“mamadas inchadas e dolorosas”), hipogalactia (“pouco leite”) e mastite puerperal (“infecção mamária”). Em todos estes casos o obstetra deverá ser comunicado e fará o tratamento mais adequado.

O grande dia chegou e agora é hora de receber os amigos em casa!!!

Fonte - site A B C do Bebê


As visitas são gratificantes e bem-vindas,mas não vamos esquecer do bom senso

Nem todas as visitas se colocam no lugar da mãe que necessita de repouso e tranqüilidade e resolvem passar a tarde inteira no quarto ou vão embora tarde da noite. A mãe acaba se esgotando de tanto falar, exatamente no momento em que deve repousar para estar bem disposta para as mamadas.

Existem as visitas que sentam e resolvem esperar a hora do bebê chegar no quarto, lembre-as que o berçário possui janelas panorâmicas e que o bebê poderá ser visto a qualquer momento.

Combine com o seu marido, solicite que o mesmo distraia as visitas na recepção ou vá até a lanchonete tomar um café, o excesso de pessoas dentro do quarto inibe a mãe e atrapalha na amamentação. Muitas mulheres têm vergonha de amamentar o bebê na frente de pessoas estranhas ou homens.

Poupe o seu bebê de vírus e bactérias, a respiração pode passar vários tipos de doenças para o seu bebê (exemplo: gripe). Não tenha vergonha de pedir para a visita lavar as mãos antes de pegar o bebê no colo, é só falar com educação.

Quando o quarto estiver lotado, solicite (discretamente) para a enfermagem que leve o bebê para o berçário, é um local mais adequado.

Mamãe, papai e bebê vão para a casa e as visitas continuam vindo. O ideal é ter uma profissional para te auxiliar, pelo menos para servir café para as visitas.

É aconselhável que a amamentação ocorra em local tranqüilo, quando for amamentar solicite licença às visitas e dirija-se até a cadeira de amamentação com o seu bebê.

Canalize as suas energias para o bebê e papai, não deixe que as visitas te irritem. Lembre-se: cada uma delas virá com um tipo de palpite. Cabe a vocês, mamãe e papai, avaliarem e decidirem qual linha seguir.

Aproveite o lado bom que cada visita pode te proporcionar e esqueça os palpites "de comadre”.