Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Após uns meses sem postar....aqui retomo com uma matéria muito interessante

Fonte -  http://www.educacaofisica.com.br

 

 Atividade física na infância ajuda no desenvolvimento do repertório motor

Estudos mostram que o risco de uma criança obesa se tornar um adulto obeso é de 40%. Já o adolescente obeso se torna um adulto obeso em 80% dos casos, ou seja, o dobro se compararmos a uma criança obesa. 


Introduzir verduras e legumes na alimentação das crianças às vezes pode ser uma luta. Na hora de escolher a comida, elas acabam preferindo os industrializados, os fast foods, os doces… Entretanto, os pais precisam ficar alerta, pois a cada ano mais crianças ficam obesas. Iniciativas que motivam a criança a sair do sedentarismo e também que comida saudável pode ser gostosa. Participaram do programa a endocrinologista Cintia Cercato e o médico do esporte e consultor Gustavo Magliocca.
Estudos mostram que o risco de uma criança obesa se tornar um adulto obeso é de 40%. Já o adolescente obeso se torna um adulto obeso em 80% dos casos, ou seja, o dobro se compararmos a uma criança obesa. Por isso, atenção na alimentação e no sedentarismo na infância!
Quando a alimentação da criança é pobre em nutrientes, ela pode ter anemia. Outro problema é a falta de cálcio. Quase 50% da massa óssea é obtida até os 18 anos e 99% do cálcio está nela. A falta de cálcio reflete no déficit de crescimento, déficit de desenvolvimento, maior chance de obesidade e osteoporose.
Recomenda-se 1300mg de cálcio ao dia, ou seja, três porções de derivados lácteos (iogurte, leite e queijo, por exemplo). O cálcio também está presente nas folhas verdes escuras, brócolis, repolho, espinafre. Além do cálcio, é importante consumir também o ferro, encontrado principalmente na carne vermelha.
E os benefícios da atividade física? Além de fazer a criança se mexer e sair do sedentarismo, os exercícios ajudam a emagrecer. Isso reflete no colesterol, risco de diabetes, risco cardiovascular, risco de câncer e também melhora o humor, concentração e estado de alerta.
Os pais devem dar o bom exemplo sempre, desde cedo. Estudos mostram que 90% dos filhos de pais ativos também são ativos. Até os 14 anos é recomendado que a criança faça diversas modalidades esportivas para desenvolver o repertório motor.
A Organização Mundial da Saúde recomenda 2 horas/dia de exercícios para crianças de até cinco anos e 1 hora/dia para crianças e adolescentes até os 17 anos. Esse tempo deve ser distribuído ao longo da rotina diária.
Matéria publicada no site G1