Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dicas fresquinhas chegando....futuras mamães aproveitem!!!

Fonte:contéudo tirado do site www.minhavida.uol.com.br
Autora - Roberta Stella
Especialidade: Nutrição


A gestante pode seguir uma alimentação para eliminar peso?

Não. Durante a gestação é necessária uma quantidade maior de energia (calorias) para que o bebê seja formado. Por isso, a quantidade de energia que a mãe deve obter através da alimentação deve ser aumentada em 300 calorias. Por exemplo, se antes da gestação a mulher precisava de 2000 calorias para a manutenção do peso, na gestação essa mulher precisará de 2300 calorias.

A gestante pode consumir adoçante?

Durante a gestação é permitido o uso de adoçantes (sucralose, aspartame, acesulfame de potássio, sucrose, maltose, frutose). Entretanto, como as gestantes necessitam de uma quantidade de calorias maior, não se faz necessário o uso deles. Eles são recomendados para as mulheres diabéticas pré gestação ou para as que desenvolvem a diabetes gestacional.

É necessário restringir carboidratos, proteínas ou gorduras?

Não é necessário restringir nenhum macronutrientes (carboidratos, proteínas ou gorduras). Todos esses nutrientes devem estar presentes na alimentação, pois além de fornecerem energia, são veículos de substâncias e micronutrientes (vitaminas e minerais) importantes para o desenvolvimento do bebê e a manutenção da saúde da futura mamãe.


Entretanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados.

1. Carboidratos: há dois tipos: os complexos e os simples. Opte sempre pelos alimentos com carboidratos complexos feitos de farinha integral. As melhores escolhas são o pão integral, o arroz integral, bolachas integrais, barrinha de cereais, aveia, entre outros.

2. Proteínas: os principais alimentos fonte de proteínas são as carnes, as leguminosas (soja, feijão, lentilha) e os leites. Entretanto, as proteínas das carnes e do leite sempre são acompanhadas de gorduras que não são tão boas para a alimentação saudável como o colesterol e as gorduras

3. Gorduras: importantes para o organismo devem ser consumidas com moderação. São responsáveis pelo transporte das vitaminas A, D, E e K conhecidas como lipossolúveis. Escolha os alimentos que apresentam gorduras boas como abacate, oleaginosas (castanhas, pistache, amendoim), leite e queijos light ou desnatados, peixes e aves sem pele. Para não exagerar, evite alimentos fritos, gratinados, creme de leite, chantilly, entre outros.

As fibras são importantes na alimentação da gestante?

Elas são mais do que importantes. São indispensáveis. É comum as gestantes se queixarem de intestino preso ou prisão de ventre. É aí que a nossa amiga fibra entra em ação. Ingerir alimentos integrais, frutas, legumes e verduras todos os dias e em todas as refeições fará com que esse desconforto se amenize ou até mesmo desapareça.
Outro motivo? As fibras fazem com que o processo de esvaziamento gástrico seja mais longo e, a conseqüência, é uma sensação de saciedade mais prolongada. Mas é importante ingerir muita água durante o dia, pelo menos 2 litros ou 8 copos para que possa obter todos os benefícios que a fibra promove.

Por que o ácido fólico é tão importante?

O folato é uma vitamina pertencente ao complexo B e é também conhecido como ácido fólico. Essa vitamina é importante para a divisão celular e para a produção de células sangüíneas. A deficiência desse nutriente durante a gestação está ligada ao surgimento de defeitos no tubo neural do bebê como, por exemplo, espinha bífida (fechamento incompleto da espinha), anencefalia e encefalocele. Por isso, é importante a ingestão diária de alimentos que contém folato como as folhosas verde escuras (espinafre, agrião), lentilha, brócolis e oleaginosas (nozes e castanhas).

Existe um nutriente que é mais importante na gestação?

Não há um nutriente mais importante do que outro. Todos os nutrientes possuem o seu papel e devem ser obtidos pela alimentação. Por isso, apesar de haver uma preocupação com o ácido fólico e com o ferro, por exemplo, a combinação de todos os nutrientes é que fornece uma alimentação adequada. A suplementação de vitaminas e minerais visa suprir qualquer deficiência que a gestante possa apresentar e ela protege a mãe e o bebê de qualquer problema que a falta de algum nutriente poderia provocar. Mas cuidado: só faça uso do suplemento indicado pelo médico que está acompanhando a gestação.

Há algum nutriente que a gestante deve tomar cuidado?

O sódio é um nutriente que retém líquido e faz com que a pressão aumente. Por isso, durante a gestação, diminua a ingestão de sal e tempere os alimentos com a menor quantidade possível. Use a abuse dos temperos e ervas. É uma boa substituição e dá um sabor especial aos alimentos.

Aula aberta de Hidrogestante venha participar!!!!

Venha experimentar os benefícios de praticar uma atividade física direcionada ao bem-estar físico e emocional das futuras mamães!
No dia 12/05/2010 ás 11:00 horas da manhã a Escola e Academia Noctiluca localizada na cidade de São José dos Campos oferecerá uma aula aberta de hidroginástica "Programa Gestante" às mamães interessadas em conhecer e vivenciar um pouquinho mais desta modalidade.
Faça sua inscrição pessoalmente ou por telefone e aproveite para conhecer todas atividades desenvolvidas pela Escola.

End. Rua Brigadeiro Osvaldo Nascimento Leal,244 Vila Rubi
Tel. 3922-4396 ou 3942-6621

Importante: todas as pessoas interessadas em participar da aula precisam ter completado o 1º trimestre de gestação, ter a liberação do seu obstetra (levar atestado) e ter feito a inscrição na escola até o dia 11/05/2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma mensagem especial em comemoração ao Dia das Mães

Mãe

Uma simples mulher existe que, pela imensidão do seu amor,

Tem um pouco de Deus, pela constância de sua dedicação,

E tem um pouco de anjo pela constância de sua proteção,

Que, sendo moça, pensa como uma anciã,

E sendo velha, age com todas as forças da juventude,

Quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da natureza,

E quando sábia,assume a simplicidade das crianças,

Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama,

E rica sabe empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos que sofrem,

Forte, entretanto, estremece ao choro de uma criancinha,

E fraca não se altera com a bravura dos leões.

Quando está no meio de nós, não sabemos lhe dar o valor porque à sua sombra todas as dores se apagam,

E quando não está mais em nossa presença, tudo o que somos e tudo que temos, daríamos para vê-la de novo, e receber o aperto de seus braços e uma palavra de seus lábios.

Parabéns mãe pelo dom divino de ser simplesmente mãe!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Receitas de uma boa amamentação

Fonte - site guia do bebê uol
Bruno Rodrigues
Data de publicação: 17/03/2009.


Amamentar não é um dom materno, que nasce com a mulher. Nem toda mamãe consegue amamentar seu filho sem alguma ajuda. E muitas, sem ajuda, desistem no meio do caminho. E como a amamentação hoje em dia é muito incentivada, mas não bem orientada, as mamães ficam com uma culpa enorme por não conseguir.

A mamãe sabe da importância do amamentar seu filho e o bebê sabe sugar. O problema está em juntar esses dois atos, principalmente quando o pequeno chora de fome. Quanto mais o bebê chora, mais a mamãe fica nervosa e mais difícil é amamentar.

Amamentação é um ato que deve ser aprendido, explica a fonoaudióloga Jamile Elias. A profissional dá dicas importantes para facilitar a amamentação e evitar problemas comuns nesta fase de vida.

A primeira delas é procurar um lugar tranqüilo para amamentar, onde mamãe e bebê possam se curtir ao máximo. A posição ideal para uma melhor amamentação é aquela em que o bebê abocanhe toda aréola do seio da mamãe. A posição normalmente mais fácil de fazer isso é aquela em que o bebê fica barriga com barriga com a mamãe, em que a cabecinha fica acomodada na volta de dentro do cotovelo da mamãe, facilitando também o contato olho a olho de mãe e bebê.

Se seu bebê já acorda berrando de fome, tente acordá-lo um pouco antes para que não chore de fome, dificultando a pega. O bebê estará mais calmo, abocanhará a aréola e nem mamãe e nem bebê ficarão estressados na hora da amamentação.

Segredinhos - Caso o bebê tenha o hábito de acordar com fome logo depois de ter mamado, como se não tivesse "comido", as mamães podem fazer o seguinte. Antes de dar o peito, esvazie-o um pouco para retirar o leite anterior que é constituído basicamente por água.

“É esse leite que mata a sede do bebê, por isso que um bebê amamentado somente no peito não precisa nem de água. Depois de esvaziado, o leite que ficará no peito será o posterior que contém mais gordura, matando mais a fome do bebê e o saciando melhor, oferecendo a ele um maior tempo de sono”, conta Jamile Elias.

Outro erro comum que não sacia a fome do bebê é mudar de peito sem esvaziar o primeiro completamente. Fazendo isso, o bebê toma todo o leite anterior de um peito e do outro peito. Quem não fica de barriga cheia depois de beber um monte de água? Mas a fome aparece rapidinho e é por isso que o bebê que acabou de mamar os dois peitos acorda logo chorando de fome. Deixe o bebê esvaziar todo um peito para depois oferecer o outro, assim terá certeza que o bebê mamou o leite anterior e o posterior.

Mesmo que o bebê não chore de fome, é bom esvaziar o peito um pouco antes de amamentar, principalmente se as mamas estiverem muito cheias, para o bebê abocanhar melhor toda a aréola. Quem consegue beliscar uma bexiga quando está completamente cheia? Se esvaziarmos fica mais fácil. É o que acontece com o bebê, abocanhar um peito muito cheio é mais difícil, assim o bebê abocanha somente o bico, machucando, e às vezes muito, a mamãe. Mamas pouco mais vazias são fáceis de abocanhar e toda a aréola ser pega, sem risco de machucar o bico.

Ainda há muitas outras dicas, mas já é um começo. Nunca dispense a orientação de seu médico ou de um especialista em amamentação, como um fonoaudiólogo. Esclareça sempre suas dúvidas.

Dicas

Nunca se culpe por não conseguir. Procure ajuda e verá que a amamentação ficará mais fácil.

Se as mamas estiverem muito cheias, evite banhos quentes. Prefira banhos mornos a frios.

Lembre-se sempre que o melhor alimento para o seu bebê até os seis meses é o leite materno.

Dicas importantes para aquele momento tão importante na vida da mamãe e seu bebê!

Fonte - site guia do bebê uol Data de publicação: 26/03/2009.


Amamentando

A primeira mamada na cesariana e parto normal
A Organização Mundial da Saúde preconiza que a primeira mamada ocorra logo na primeira hora de vida do bebê. Portanto, quanto antes ocorrer, maior será os benefícios da amamentação e menor o risco do desmame precoce.

Um estudo realizado pela Universidade Federal Fluminense, Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e Secretaria da Saúde de Queimados (RJ) demonstrou em números o que já se via na prática em maternidades: mulheres que realizam cesariana (parto preferido por muitas mulheres) demoram mais tempo para amamentar seus filhos pela primeira vez.

No parto normal, a demora da primeira mamada é em média 4 horas. Já os bebês nascidos de cesariana demoram cerca de 10 horas para se alimentarem pela primeira vez no peito da mamãe.

A fonoaudióloga Jamile Elias explica por que a amamentação no parto normal é mais rápida.

“É mito dizer que as mamães que fazem cesariana ficam mais cansadas e demoram para se recuperar e poder amamentar. O motivo está na diferença da ação hormonal do organismo das mulheres que realizam parto normal e cesariana”, conta a profissional.

No parto normal, a placenta já está pronta e já está tudo pronto para o bebê nascer. Assim que nasce, todos os hormônios estão em perfeita harmonia e há a descida do leite, facilitando a primeira mamada.

O mesmo não ocorre na cesariana; a placenta pode não estar totalmente madura, desorganizando os hormônios, fazendo com que a descida do leite demore mais, prejudicando a primeira mamada do bebê.

No estudo realizado no RJ apontou ainda que das mamães que realizaram o parto normal, 22,4% amamentaram na primeira hora contra 5,8% das mamães que realizaram cesárea.

Faça pré-natal - Um pré-natal bem feito é condição favorável para que médico e mamãe saibam das condições da gestação e assim optem pelo melhor parto, seja normal ou cesariana.

É fundamental amamentar - Todas as mamães e futuras mamães sabem da importância incontestável da amamentação para seu filho e para a saúde da mãe.

Além de suprir todas as necessidades nutricionais do bebê e o imunizar com anticorpos passados pelo leite materno, o ato de amamentar ajuda a mamãe a recuperar o corpo mais rapidamente, prevenindo alguns tipos de câncer e o vínculo mãe-bebê se torna mais forte.



Dicas

Tire todas as suas dúvidas sobre os tipos de partos com o seu médico, assim não terá receio de escolher pelo mais natural.

Nem sempre o bebê ou a mamãe tem condições de realizar parto normal, por isso o pré-natal é tão importante.

Às vezes, mesmo quando se opta pelo parto normal, na hora do parto as condições mudam e uma cesárea de emergência pode ser realizada.