Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sob medida para a grávida

Fonte - Lilian Luz
Consultoria: Márcia Chaves, profissional de Educação Física e diretora da Gestação Spa, da Clínica Perinatal Laranjeiras/RJ.
Foto: Clínica Perinatal/Laranjeiras






Faça hidroginástica. Agora!






Exercício físico? Só se for debaixo d'água, para amenizar o calor e manter a boa forma. Para as gestantes, a hidroginástica traz enormes benefícios. Quer a prova?



Fortalece a musculatura, sem expor as articulações da mulher, que ficam mais vulneráveis nessa fase;

Aumento da força e resistência;

Melhora da condição cardio-respiratória;

Como a resistência no meio líquido é maior do que a do ar, a gestante terá um gasto calórico mais elevado, o que é muito importante para o controle do seu ganho de peso;

Estimula o funcionamento dos rins e diminui o inchaço;

Tem um efeito relaxante sobre a musculatura e, somado a exercícios adequados, diminui as dores nas costas e nos membros inferiores e pés;

Os exercícios estimulam ainda a produção da endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e bom humor;

Na hora do parto, uma mulher bem condicionada terá mais chances de sucesso do que uma não condicionada para enfrentar o esforço físico, mesmo em caso de cesariana.

Além disso, a recuperação pós-parto é muito mais rápida e eficiente.


Sob medida para a grávida


Qualquer exercício para gestantes, porém, precisa das devidas adaptações. Isso inclui desde a simples caminhada até a hidroginástica ou mesmo a natação. Tudo deve ser avaliado e feito dentro de padrões de segurança para mãe e bebê. Por isso, é fundamental procurar um profissional especializado.

A maioria dos obstetras autoriza as gestantes a iniciarem as atividades físicas a partir da décima segunda semana, já que o primeiro trimestre é mais delicado, no que se refere ao risco de aborto espontâneo. Além disso, no início da gravidez, a mulher pode ter alterações como enjôos e sonolência. Fazer ou não qualquer exercício depende de como está sua saúde e a de seu filho. A liberação do obstetra para a prática de qualquer atividade física é indispensável. Portanto, consulte sempre seu médico.


No inverno ou no verão


Quem disse que você precisa abrir mão da hidroginástica nos dias mais frios? Procure uma boa academia que tenha piscina aquecida. Mas, lembre-se: a água jamais deve exceder os 32º. Quando muito quente, pode ser prejudicial ao bebê.

A hidroginástica deve ser praticada, pelo menos, duas vezes por semana, com duração entre 45 minutos e uma hora, cada aula.

Se você já praticava atividades físicas antes da gravidez, ainda assim precisa do acompanhamento de um especialista. Afinal, as alterações orgânicas em uma grávida atleta, ativa ou sedentária, são as mesmas. O que difere são os níveis de condicionamento anterior, nada além disso.

Muitas gestantes atletas ou ativas, acostumadas com o excesso de exercícios, têm dificuldades em se adaptar aos limites impostos pela gravidez e, muitas vezes, colocam em risco sua saúde e a do neném.

Incentivar a pega adequada na amamentação evita dores e rachaduras



Fonte - revista Sempre Materna
Autora - Carolina Ildefonso
Ilustração/Foto: Istock Photo
Publicado em: 28/05/2010





Quem nunca se deparou com caretas ao falar de amamentação com a vizinha,no salão de beleza e até com as tias e avós? Mesmo sabendo que o leite materno é o melhor alimento que existe para o RN, a falta de informação gera medo nas mamães.

Segundo a enfermeira coordenadora do GAAM (Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno), do Hospital São Luiz — Unidade Anália Franco — Regina Célia Guedes Barreto, o sucesso do aleitamento materno depende de váriosfatores relacionados ao manejo clínico da amamentação. O primeiro passo para o sucesso são os cuidados durante a gravidez. “Um sutiã adequado (de sustentação)
e o banho de sol na região areolar e mamilos, antes das 10 ou após as 16 horas, são benéficos”, explica a enfermeira.

Apesar de todos os seios serem capazes de amamentar, muitas gestantes temem as dificuldades
vinculadas aos mamilos. Mas, a boa notícia é que eles têm a função singular de tocar o palato (céu da boca) e fazer com que bebê perceba o peito em sua boca e inicie a sucção. “Devido à coloração escura, servem também como ponto de referência para o pequeno se direcionar.”

Protruso (salientes), semi-protruso (pouco saliente), plano (incorporado a região areolar) ou invertido (contrário ao protruso), o formato pode mesmo influenciar? A maioria das mulheres tem mamilos protrusos. A enfermeira ressalta que independente da anatomia os mamilos da mãe são próprios para o bebê, e necessitam apenas de adaptação de ambos. “O segredo é o treino através da sucção. É importante lembrar também que com o ritmo das mamadas eles podem mudar o formato”, comenta.

Para aguentar a maratona, os seios precisam ser bem tratados. A especialista esclarece ainda que a higiene deve ser feita na hora do banho apenas com água corrente para não tirar a camada natural de proteção da pele. Porém, o cuidado mais importante se faz no ato da amamentação, ou seja,
está relacionado à técnica de mamada. “Se o bebê pegar adequadamente (região areolar + mamilo) as doloridas rachaduras não acontecem”, finaliza.

Mamilos, cuide bem deles:

Durante a amamentação,evite atrito na região aréola-mamilar. O ideal é que após as mamadas
o local permaneça hidratado.Para isto, sugere-se a hidratação com o próprio leite materno;

Antes das mamadas é importante observar a flexibilidade areolar. Caso haja acúmulo de leite é necessário a retirada do mesmo com as próprias mãos, através da ordenha manual;

Após a mamada, principalmente em fase de descida de leite, é importante a mãe avaliar a turgidez das mamas.Se permanecerem cheias é recomendado extrair o leite, também através da ordenha manual;

Um bom sutiã é fundamental para sustentar a mama. Assim, evita desconfortos à lactante e também
o ingurgitamento (acúmulo de leite em certas áreas da glândula mamária ou em toda ela).