Minha escolha, minha profissão

Minha escolha, minha profissão
Powered By Blogger

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Atividades físicas na água são mais intensas, esgotam mais rapidamente os estoques de gordura e, consequentemente, emagrecem.

Fonte - matéria tirada do site - http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/180/artigo160806-5

Vale a pena conferir!

Muito indicados para quem faz reabilitação física ou precisa de atividades de baixo impacto para as articulações, em função de um maior controle e estabilidade exercidos pelo empuxo e pela pressão hidrostática, os exercícios na água podem ser a principal opção também de quem quer emagrecer.

Graças à sua densidade, cerca de 830 vezes maior que o ar, a água torna as atividades mais intensas. Em função disso, as reservas de glicogênio costumam se esgotar mais rapidamente e logo os níveis de gordura são atacados. Mais: a maior perda de calor corporal na água, entre outras alterações fisiológicas, torna o gasto energético dos exercícios aquáticos maior, segundo o professor associado e coordenador técnico do Centro de Excelência Esportiva da UFMG, Leszek Szmuchrowski, um pesquisador dos benefícios das atividades aquáticas.
Veja a seguir algumas opções para perder gordurinhas e ao mesmo tempo tonificar os músculos e ganhar fôlego.

HIDROGAP

O que é: conjunto de exercícios localizados para glúteos, abdome e pernas.

Para que serve: o programa fortalece e define os músculos dessas regiões com maior controle das articulações, aumentando também o gasto energético.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 300 a 450 calorias

HIDROPOWER

O que é: hidroginástica só de exercícios aeróbios de alta intensidade, com saltos, agachamentos e movimentos coordenados, com pouca ou nenhuma pausa de descanso.

Para que serve: ao trabalhar em intensidade mais elevada, estimula-se o condicionamento cardiovascular e também um maior gasto calórico. “É uma aula mais forte para quem já tem algum condicionamento”, diz a coordenadora de natação da Academia Wet (SP), Lilian Pagliarelli.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 400 a 700 calorias



POWER POOL

O que é: aula de hidroginástica da Body System, coreografada em cima de músicas, com pouco uso de acessórios.

Para que serve: o trabalho intenso aprimora o condicionamento aeróbico, estimula um maior gasto calórico, ao mesmo tempo em que trabalha a resistência muscular.

Duração da aula: 45 a 60 minutos

Gasto calórico: cerca 500 calorias


HIDROABDOMINAL

O que é: hidroginástica com enfoque no abdome e core (região central do corpo), por meio de exercícios com espaguetes e barras.

Para que serve: trabalha a resistência muscular e a força do abdome de forma mais localizada, mas estimulando também o gasto calórico e o condicionamento aeróbico.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 300 a 400 calorias



HIDROAERO LOCAL

O que é: variação da hidroginástica que combina exercícios aeróbicos coordenados com localizados de pernas e braços.

Para que serve: trabalha tanto o condicionamento aeróbico quanto a resistência muscular, tonificando grupos musculares específicos.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 300 a 500 calorias

Opnião pessoal da autora deste blog:

Existem mais opções de aulas que também proporcionam quiemar mais calorias,porém estas dependem de equipamentos específicos que nem toda academia disponibiliza. O importante é saber que uma aula de hidroginástica, quando praticada com frequência e com orientação necessária pode fazer a diferença sim para quem busca emagrecer!
Bons professores + boa estrutura física constituem a soma perfeita para um trabalho eficente,porém oferecer uma variedade de equipamentos é importante, mas não necessariamente indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário